Novos casais preferem que seja a mulher quem ganha mais

Casal feliz

Até há pouco tempo os homens não lidavam bem com o facto de as mulheres terem um ordenado mais elevado. Agora, entre as novas gerações, a disposição está a mudar. Eles não só não se importam que a mulher seja a principal fonte de sustento lá de casa como até preferem, segundo um estudo da Universidade de Connecticut, nos EUA.

“Apesar de uma série de estudos demonstrar a forma como os homens, como classe, obtêm mais benefícios pelas expectativas de género do casamento, o presente estudo contribui para um crescente conjunto de estudos que enfatizam as formas como o desempenho da masculinidade é prejudicial aos homens”, explica a socióloga Christin Munsch, autora do estudo, citada pelo site da revista Slate.


Leia também o artigo: Governo quer alargar quotas por género às empresas do setor público e da Bolsa


Quando recebem menos do que a mulher, os elementos do sexo masculino até tendem a ser mais saudáveis, deixando de sofrer com a pressão de terem a responsabilidade maior de sustentar a família. Já as mulheres, que desempenham esse papel há relativamente poucos anos, acabam por sentir-se realizadas.

“As mulheres sentem-se orgulhosas porque alcançaram algo que ainda é raro para o seu género”, sublinha Christin Munsch.

Para este estudo, a socióloga questionou 3100 casais, com idades entre os 18 e os 32 anos, entre 1996 e 2011, sobre o seu bem-estar e felicidade. As respostas foram comparadas com fatores como o orçamento familiar e os vencimentos individuais de cada membro do casal. No final, verificou que o bem-estar dos homens ia diminuindo à medida que o vencimento aumentava.

“Consideramos que desvincular o sustento da família da masculinidade está associada a benefícios concretos tanto para homens como para mulheres”, acrescenta a socióloga.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Videojogos, um clube que já não é só de rapaze…