O aeroporto de Lisboa tem um novo nome

Hoje, 110 anos depois de Humberto Delgado ter nascido, o seu nome é dado ao aeroporto de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa estiveram juntos nesta homenagem a um dos maiores opositores do regime, lembrando a importância que o general teve na história de Portugal.

Hoje, 110 anos depois de Humberto Delgado ter nascido, o seu nome é dado ao aeroporto de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa estiveram juntos nesta homenagem a um dos maiores opositores do regime de Salazar, lembrando a importância que o general teve na história de Portugal.

“A atribuição do nome de Humberto Delgado a este aeroporto internacional representa a renovada homenagem a um pioneiro da aviação comercial e a herói da liberdade. ” lembrou António Costa durante a cerimónia.

Humberto Delgado foi um dos fundadores da TAP na altura em que fazia parte da direção geral da Aviação Civil durante o Estado Novo. Mas este não foi o único cargo que desempenhou para Salazar, foi também um dos primeiros dirigentes da Legião Portuguesa e comissário-adjunto da Mocidade Portuguesa. Mas apesar disso, Delgado terá sido dos mais críticos em relação a António de Oliveira Salazar, tendo chegado a escrever-lhe várias cartas. Ficou conhecido como “General sem Medo” por, em 1958, ter dito que se fosse eleito Presidente da República demitia Salazar.

Hoje Marcelo Rebelo de Sousa relembrou a consciência política do homem que dá agora nome ao aeroporto lisboeta:

“O mais importante, e mesmo o mais fascinante, em Humberto Delgado é o modo como ele atravessou dois regimes ambos como precursor e se impôs a todos quadrantes da vida nacional. Apesar de todos eles, nalgum momento, o terem apostrofado ou ostracizado.”

Humberto Delgado planeava uma intervenção armada contra o regime quando morreu, em 1964, numa emboscada organizada pela PIDE que atraiu o “general sem medo” a Badajoz onde acabaria por ser morto a tiro.

Imagem de destaque: Reuters

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

55% dos jovens portugueses fala uma segunda língu…