Saiba como ser uma sereia em poucas horas

Inspirada nas sereias, a maquilhagem do momento vem das profundezas do mar. Apresenta-se sobretudo nos mais variados tons de azul e verde, tendo sempre em conta os metálicos e holográficos, de modo a conseguir o efeito brilhante das escamas. Uma nova tendência que se integra na moda do Sereísmo, considerada já um estilo de vida, porque leva as mulheres a adotarem práticas próprias destes seres aquáticos.

Vindas dos contos de pescadores, as sereias caracterizam-se pelo seu físico metade peixe, metade humano e sempre fizeram parte da mitologia e do mundo do fantástico, chegando a gerar alguma discussão no que diz respeito à sua existência. Há quem defenda que as primeiras tenham surgido na Assíria, ainda antes de Cristo, mas a História não é certa quanto ao registo da primeira aparição deste ser com capacidades sobre-humanas, como respirar debaixo de água.

O mistério em torno deste ser aquático fez surgir lendas que ainda hoje passam de geração em geração. É o caso da obra “Ulisses” que nos dá a conhecer a história de uma viagem onde os marinheiros fizeram de tudo para resistir ao canto das sereias. Esta seria a forma que as donzelas do mar tinham para seduzir os homens que andavam ou se aproximavam do mar, uma ação com bastante poder e da qual diziam ser quase impossível resistir.

Este poder de sedução já se encontra no mundo da beleza, sendo possível comprar maquilhagem e até utensílios inspirados nas sereias. Paletes de sombras para olhos, batons, iluminadores e até kits de pincéis andam a fazer as delícias dos fãs destes seres. Na Internet, existem ainda tutoriais que ensinam a fazer o efeito de escamas na pele com recurso à maquilhagem. Utilizar uma meia de rede, por exemplo, e depois pintar por cima com a cor desejada é uma das formas de conseguir o tal efeito.

Profissão: Sereia

Há ainda quem vá mais longe e aposte numa formação a sério para se tornar uma sereia verdadeira. No Brasil, realizou-se no final de maio uma oficina sobre o sereísmo, onde homens, mulheres e crianças puderam aprender a movimentar-se com uma cauda, a abrir os olhos e a sorrir, tudo de baixo de água. De fora não ficam ainda alguns conselhos sobre a alimentação, os tons da roupa e até acessórios que possam remeter para o mar.

Quer na América do Norte, quer na Latina há já mulheres a desenvolverem esta atividade profissionalmente. Estão presentes em eventos que contam com aquários gigantes e estão treinadas para fazerem apneia, conseguindo estar debaixo de água sem respirar por períodos de cerca de quatro minutos.

Na Europa, existem escolas dedicadas à formação de sereias e tritões. Abriu em 2013 em Tarragona, Espanha e chama-se Sirenas Mediterranean Academy. Em 2015 chegou a ter uma aluna portuguesa, mas que só frequentou o estabelecimento por um curto período de tempo, disse ao Delas.pt Susana Seuma, diretora da Academia.

Dividida em três fases, a formação começa com um batismo, onde se começa por “conhecer quem são as sereias, qual a sua função e também a aprender movimentos de natação que nos façam sentir que estamos sempre com o pés no chão”, esclareceu.

Susana Seuma conta ainda que esta é uma formação para todos, pois “é uma atividade totalmente familiar, onde pais, filhos e avós podem desfrutar juntos de uma experiência diferente”.

Em Portugal, o sereísmo é ainda pouco conhecido. Ao longo do tempo têm existido à venda algumas edições limitadas de maquilhagem – a Sephora apresentou, em 2013, uma paleta de 20 sombras para os olhos com inspiração na Pequena Sereia Ariel, da Disney.

Atualmente, o mercado está a ser invadido por estes seres marinhos dando origem a uma tendência de maquilhagem, onde reinam os tons frios e luminosos. Em território nacional existem alguns produtos que remetem para este mundo do fantástico das sereias, mas é lá fora que a febre do sereísmo está em força.

Para começar a entrar no espírito e sentir-se como uma sereia, mergulhe na nossa galeria de imagens.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

A luminosidade do verão chega em edição limitad…