Uau, uma mulher com opiniões

“Não há nada mais sensual do que uma mulher com opiniões”. Provavelmente, esta frase, dita por um homem de 28 anos, em tom sedutor, não configuraria crime, ao abrigo do agora famoso artigo 170.º do Código Penal português, mas tem em si todo o machismo do mundo.

A mim enerva-me mais, e desculpem-me as almas mais sensíveis, do que uma expressão que até aos 41 desconheci (sou uma afortunada) e que fiquei a conhecer agora, graças à discussão em torno da vulgarmente chamada criminalização do piropo: “metia-te uma laranja na boca e chupava-te o grelo até sair Fanta”. Desta podemos defender-nos, apresentar queixa, da outra não. É bem capaz de existir quem tome aquela por elogio.

O que o rapaz quereria dizer é que gosta de mulheres inteligentes, com opiniões. Mas nas entrelinhas lê-se que serão raras as mulheres que as têm, porque basta tê-las, não interessa quais, para serem um factor de atracção sexual.

Chateia-me, além da piroseira e do machismo, o facto de a frase ter sido dita por um miúdo de 28 anos. O meu avô, que, se fosse vivo, teria 102, não a diria. Mas, lá está, sempre conviveu com mulheres com opiniões e nem lhe ocorreria que existissem sem (se calhar, acharia mais atraente uma mulher que não as tivesse e não lhe desse tanta maçada… Não, não acharia).

Pergunto-me em que mundo viverá este miúdo. É que no meu, pasme-se, as mulheres já votam e trabalham e tomam decisões e lideram equipas e defendem causas e lutam por ideias e são deputadas e ministras e presidentes de autarquias e juízas e médicas e cientistas e advogadas e jornalistas e professoras e operárias e gestoras e tudo o que quiserem. Ou melhor, não tanto quanto querem e podem e lhes é devido, por mérito e direito, provavelmente porque há miúdos de 28 anos que continuam a achar um espanto mulheres com opiniões.

Eu e o miúdo, temos, no entanto, uma coisa em comum: gostamos de pessoas com opiniões. Eu tenho mais sorte, porque só conheço pessoas com. No meu caso, o interesse advém do tipo de opiniões que defendem. Por exemplo, um homem que acha que não há nada mais sensual do que uma mulher com opiniões não tem hipóteses.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

O cancro é lixado