Publicidade Continue a leitura a seguir

10 dicas essenciais para fazer do mundo um local melhor

Percorra a galeria de imagens e veja 10 dicas que a vão ajudar a poupar não só dinheiro como também o próprio meio ambiente.
1 – Ser vegetariano uma vez por semana. No que diz respeito ao consumo de recursos, as refeições de carne são o maior inimigo do planeta. Ser vegetariano durante um dia por semana pode fazer uma grande diferença.
2 – Deixar de lavar a louça com torneiras abertas. Esta atividade gasta cerca de 5% de toda a água que usamos em casa. Uma família comum lava à mão 10 vezes por semana, usando 30 litros de água se a lavagem ou o enxaguamento for feito de torneira aberta. Se usar máquina de lava a louça, saiba que estas são muitas mais amigas do ambiente: a menos que passe a louça por água antes.
3 – Nota de curiosidade: sabia que secar a louça é mau para si? Um estudo científico provou que 89% dos panos da louça contêm bactérias que estão presentes nas fezes. Deixe secar ao natural.
4 – Cuidado com o autoclismo. De acordo com uma sondagem recente, 63% das pessoas disseram que puxavam o autoclismo sempre que urinavam. Os cientistas dizem que isso é demasiado. Se reduzir nesta atividade, vai também reduzir não só o consumo de água como também as suas contas no final do mês. “Se é amarelo, não puxes o autoclismo” - é a ciência que o diz. Se isto não convencer a sua família, pelo menos arranje um 'bloqueador' para poupar em cada descarga.
5 – Declarar guerra às palhinhas. São completamente desnecessárias e destroem a vida marinha. Em média, uma pessoa gasta 38 mil palhinhas em 60 anos. Depois de deitadas para o lixo, costumam ir para ao oceano, onde demoram mais de 200 anos a decompor-se. As palhinhas são um dos 10 objetos mais encontrados nas campanhas de limpeza de praias. Já foram encontradas palhinhas no nariz de tartarugas e no estômago de pinguins.
6 - Cultivar o 'caos' no jardim. Na jardinagem, menos equivale a mais. Não há nada que a vida selvagem mais odeie do que um relvado bem cortado. Não corte uma parte do relvado durante o verão e deixe-o crescer. Até um simples metro quadrado permitirá que as flores silvestres cresçam e dará abrigo aos animais pequenos.
7 – Abraçar uma árvore. Para se conseguir um impacto ecológico imediato, não há nada melhor do que plantar uma árvore. Se não conseguir plantar, adote uma. Escolha uma árvore perto de si e 'adote-a', indo sempre visitá-la. Veja as criaturas que lá vivem e observe a sua evolução ao longo dos anos. Um único carvalho pode alojar 500 espécies diferentes.
8 – Comer mais batatas em palitos. As batatas podem parecer inofensivas, mas também destroem o planeta. Elas têm a décima maior pegada ecológica de entre todos os alimentos. Cada quilo de batatas que a sua família come liberta para a atmosfera o equivalente a 2,9 kg de dióxido de carbono, mais do que qualquer outro vegetal rico em proteínas. Se as batatas forem cortadas em palitos, demoram menos tempo a cozer e, por isso, gastam menos energia.
9 – Deixar o carro de lado sempre que possível. Sempre que andamos de carro, o escape deixa um rasto invisível de gases causadores do efeito de estufa. Este tipo de poluição atmosférica é tão grave que deixar o carro ligado enquanto se está parado, em alguns sítios, é mesmo considerado contra a lei.
10 – Comer devagar. Reduzir o consumo de fast food é um atalho para salvar o planeta. As embalagens de snacks, guloseimas e fast food constituem cerca de 40% de todo o lixo mundial.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Isabel Thomas é o nome da mulher que escreve livros para crianças e adolescentes, sempre tentando passar uma mensagem de consciencialização e aprendizagem. Numa das suas últimas obras, 50 Ideias Para Te Livrares do Plástico, editado pela Booksmile, a autora fala diretamente para os jovens e incentiva-os a adotar as suas ideias de forma a contribuírem para um mundo melhor.

O nosso planeta está em perigo e precisa da nossa ajuda. Esta é a máxima defendida pela autora que, em pouco mais de 200 páginas, deixa 50 sugestões de como fazer do mundo um local melhor como também elenca dados estatísticos que devem fazer pensar. Entre eles, destaca-se o facto de, todos os anos, 7,6 mil milhões de seres humanos mastigarem a carne de cerca de 65 mil milhões de animais.

[DR]
Se a família deixar de comer carne durante, pelo menos, um dia por semana, tal poderá ajudar mais o planeta do que não usar o carro durante cinco semanas.

Sobre a eliminação do plástico do quotidiano, a autora lança outro dado interessante: cerca de 90% das aves marinhas mundiais têm plástico no estômago.

Abordando as necessidades fisiológicas básicas, Thomas vinca que fazer o primeiro chichi diário no duche pode fazer com que poupe 2500 litros de água anualmente, o suficiente para encher uma banheira de hidromassagem.

Mas estas são apenas algumas das medidas mencionadas pela autora, que admite haver um sem número de ideias fáceis que permitem diferença no bem-estar do planeta.

A miúda de 16 anos que meteu líderes mundiais a pensar sobre o estado do planeta

Se marcas como a Springfield já prometeram acabar com o plástico até 2020, porque não começar a pensar mais além e ver que, se não fizermos nada, o planeta pode mesmo acabar? Este foi o discurso apresentado por Greta Thunberg, a jovem de 16 anos que discursou frente a vários líderes mundiais.

“Eu não quero a vossa esperança. Quero que entrem em pânico”, afirmou a ativista ambiental sueca durante um discurso que juntou várias personalidades de relevo, no Fórum Económico Mundial. “A nossa casa está em chamas ‘, continuou a dizer durante o evento, alertando para a necessidade de arranjar medidas urgentes e assertivas que combatam o aquecimento global descontrolado.

O jornal britânico The Guardian citou o discurso da jovem, onde ficou bem clara a sua posição: “Estamos a menos de 12 anos de não conseguirmos desfazer os nossos erros. Precisamos de fazer mudanças sem precedentes em todos os aspetos da sociedade, como reduzir as emissões de CO2 em, pelo menos, 50%”, defendeu Greta.

Partindo deste discurso recente sobre a temática dos problemas atuais que o nosso planeta enfrenta, percorra a galeria de imagens e veja 10 dicas essenciais para que consiga fazer a diferença e tornar o nosso planeta num lugar melhor e mais ecológico.

Oito soluções para eliminar o plástico das festas de crianças

Viver sem plástico: cinco dicas essenciais para melhorar o planeta