15 elementos de decoração que são vulgares nas casas dos millennials

iStock-1142654098decoraao

Os millennials, essa geração de que toda a gente fala é, nada mais, nada menos, que todas a pessoas que nasceram desde a segunda metade de 1990 até ao início dos anos 2000. E se esta geração é conhecida por só querer amigos coloridos em vez de relações, ou por preferir ver séries a fazer sexo, há várias outras coisas que parecem ser típicas dos jovens destas idades.

No que diz respeito a elementos decorativos, parece que já existem alguns padrões comuns que vão estando presentes nas casas desta geração, que tendem a apostar em plantas (muitas vezes falsas), muito cor-de-rosa (o conhecido cor-de-rosa millennial) ou ainda elementos decorativos que evidenciem as formas femininas. A aposta pela luz solar natural, com grandes janelas pela casa, parece também ser uma recorrente comum entre os jovens.

Uma pequena pesquisa por algumas contas de Instagram dedicadas ao design de interiores ou mesmo a produtos de decoração dão-nos precisamente conta disto. O site The Cut decidiu, inclusive, escrever um artigo onde se questiona se esta ‘moda millennial‘ terá algum dia fim, afirmando que este tipo de decoração deveria acabar

No decorrer do texto, a jornalista Molly Fischer analisa ao pormenor os vários elementos decorativos que marcam toda esta geração e até o possível significado por detrás de várias cores ou objetos que surgem como tendência entre esta comunidade.

Num mundo onde o digital e o tecnológico reinam, onde cada sala e quarto têm uma televisão e onde tudo é cada vez mais mecânico, os millennials tendem, por exemplo, a contrastar esta realidade com tons pasteis – especialmente o rosa e o verde – e com muitas plantas espalhadas pela casa. A grande aposta é fazer com que a casa seja instagramável o que, na opinião da jornalista citada, faz com que tudo pareça apenas uma montra de uma loja.

Ora veja abaixo 15 exemplos de elementos decorativos que são tendência entre esta geração:

Almofadas com as formas femininas

A revolução feminina e o feminismo parece ter entrado na casa dos jovens, que não raras as vezes apostam em elementos decorativos que evidenciem o corpo feminino e a sua exposição. Estas almofadas, por exemplo, são um autêntico sucesso nas redes sociais.

https://www.instagram.com/p/BZeEUSdHhba/?utm_source=ig_embed

Das almofadas para os tapetes e outros elementos

A tendência acabou por se espalhar para vários outros elementos decorativos que não as almofadas, sendo que é relativamente fácil encontrar este tipo de produtos em várias lojas especializadas de decoração e design de interiores. Pela Internet fora existem vários exemplos semelhantes.

View this post on Instagram

Happy first day of spring! (This bedroom proves it’s spring somewhere) RP @boomboom__shop ☃️

A post shared by coldpicnic (@coldpicnic) on

A obsessão pelo mármore

Seja em colares, capas de telemóvel, bancadas, copos, vasos, o mármore está presente em várias cores e formas. Em 2018, imagens de espaços e objetos com este padrão aumentou cerca de 316% no Pinterest – e desde então tem vindo a continuar.

View this post on Instagram

#Terrazzo is one trend that's not going away anytime soon. Here are some of our favorite terrazzo-inspired finds in our Design Milk Shop – link in bio to shop!

A post shared by Design Milk (@designmilk) on

Aposta em espaços muito brancos

Ainda que os papeis de parede estejam novamente na moda, a verdade é que se nota uma aposta muito grande, na casa dos millennials, em espaços e paredes muito brancos.

View this post on Instagram

Looking picture perfect (as always), @viktoria.dahlberg. #UOHome

A post shared by Urban Outfitters Home (@urbanoutfittershome) on

Plantas, plantas, plantas

As plantas de interior – sejam elas falsas ou verdadeiras – são as autênticas protagonistas em várias imagens de decoração. Há quem diga que esta tendência nasceu da necessidade dos millennials quererem cuidar de um ser vivo que não dê muito trabalho.

https://www.instagram.com/p/B8q4OU_lpam/?utm_source=ig_embed

Inclusivamente na casa de banho…

Se pensa que as plantas se cingem apenas à sala e à cozinha, desengane-se. Parece que a moda até já chegou à casa de banho, onde um ambiente natural e quase florestal parece querer ser criado.

View this post on Instagram

Saturday night plans #UOHome

A post shared by Urban Outfitters Home (@urbanoutfittershome) on

Espelhos em forma de sol e elementos fortes

Normalmente dourados e redondos, são assim os espelhos preferidos desta geração. Elementos statement e mais de decoração do que propriamente de utilidade, os millennials apostam em elementos decorativos que façam a diferença a nível visual.

Candeeiros de pé

Claro que a aposta em candeeiros não é apenas desta geração, porque a procura por boas formas de iluminar a casa é geral a todos. No entanto, este tipo de design industrial, com um candeeiro de pé em linhas simples, é a principal aposta. Este tipo de produto acaba por caber em qualquer local, mesmo em espaços mais pequenos e tem a facilidade de apontar a luz em várias direções.

Quadros desencontrados

Decoração com vários quadros desencontrados é também uma moda que não passa ao lado dos millennials. Além do mais, quadros de Picasso e Matisse são também uma grande aposta – presente inclusive em coleções de roupa, por exemplo.

Muito cor-de-rosa

Não é por acaso que já existe um cor-de-rosa que se dá pelo nome de millennial. E sim, há mesmo uma grande aposta nesta cor. Uns, preferem apostar apenas em alguns elementos, para dar um pop de cor ao espaço, outros, apostam mesmo nesta cor para dar um ar quase monocromático a uma divisão. Desde 2016 que este tom, que se situa entre o salmão e o rosa claro, é um autêntico sucesso.

Livros organizados por cores

Cada qual organiza os livros como quer mas, por norma, tende-se a arrumar os livros consoante o autor e as coleções. Mas parece que os millennials gostam de os arrumar por cores, de forma a criar um padrão cromático na sua decoração.

https://www.instagram.com/p/B4SjdbvJeSC/?utm_source=ig_embed

Tudo à mostra

A transparência impera entre estes jovens. Seja em móveis com portas transparentes seja em deixar – literalmente – tudo à mostra. Canecas, tabuleiros e copos são comprados já a pensar que podem ser mostrados.

https://www.instagram.com/p/B42hRFsBcHd/?utm_source=ig_embed

Velas que enfeitem

As velas deixam apenas de ter a função de cheirar bem para também se tornarem numa peça integrante de toda a decoração. Velas com cores específicas e frases especiais são cada vez mais frequentes, podendo ser encontradas em quase todos os espaços dedicados à decoração.

View this post on Instagram

In case you needed a friendly reminder. #UOHome

A post shared by Urban Outfitters Home (@urbanoutfittershome) on

Mensagens positivas em todos os sítios

Tal como as velas, os restantes elementos lá de casa tendem a ter uma mensagem positiva.

Letras néon

As influenciadoras e Youtubers adoram tê-las nas fotografias ou nos panos de fundo dos seus vídeos. Existem em várias formas, feitios, tamanhos e palavras e a verdade é que continuam a ter um grande impacto na decoração destes jovens.

https://www.instagram.com/p/B7h9q5ZhQQV/?utm_source=ig_embed