Publicidade Continue a leitura a seguir

5 dicas para esquecer de vez um ‘ex’

1. Ambiente livre de ‘ex’. Esquecer nem sempre é assim tão fácil. E as memórias de uma anterior relação não desaparecem como por magia, ainda que muito se deseje. Mas aquilo que se pode fazer é eliminar o que, no meio ambiente, fazem recordar o ‘ex’. Evite ir a locais que ele costuma frequentar, pelo menos até que ele seja mesmo coisa do passado; ‘limpe’ a casa de objetos, fotografias, peças de decoração ou mobiliário ou até de um perfume que remeta para a pessoa que se quer esquecer. Ofereça-os, deite fora ou venda no OLX.
2. Recordar quem é que manda. Terri Orbuch aconselha a usar uma pulseira de elástico e a puxar com força, para depois largar, de cada vez que o ‘ex’ vier à cabeça ou que sinta que está a deixar-se dominar pelas emoções. É, garante a especialista, um bom exercício, com eficácia comprovada, e uma recordação constante de que não é ele que está no controlo da situação.
3. Libertar as emoções. As emoções podem ser pesadas. E arrastarem-nos para baixo, dificultando a tarefa de encontrar um novo amor. Há formas positivas de as libertar, que incluem atividade física intensa, passar momentos com amigos e família ou usar a criatividade, realizando projetos artísticos (escrever, pintar, tocar música). E naqueles momentos em que é incapaz de controlar a raiva, nada melhor do que abrir os pulmões e gritar, deitar tudo cá para fora. O alívio é quase imediato.
4. A culpa não é sua. Não interessa como foi o fim da relação. De nada adianta arcar com as culpas ou culpá-lo a ele. Em vez disso, o melhor é culpar a situação que ditou o fim. Até porque, diz quem sabe, mudando a forma como se encara o fim da relação faz com que as emoções associadas a essa mesma relação mudem também elas.
5. Partilhar com amigos. Partilhar com um amigo as dúvidas, os medos, as tristezas é sempre melhor do que alimentar as feridas antigas, que nos impedem de colocar a situação no passado.E deandar para a frente. Contar a sua história não só ajuda a que se sinta melhor, mas permite ainda colocar as coisas em perspetiva, o que torna mais rápido o processo de cura.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ainda que a moda hoje possa ser, sobretudo entre as celebridades, aquilo a que os norte-americanos deram o nome de ‘counscious uncoupling’, qualquer coisa como ‘separação consciente’ em bom português, termo que traduz uma mudança de paradigma (ou tentativa de) – aqui, as duas metades de uma relação passam do amor à amizade sem ressentimentos, sem raivas ou batalhas -, a realidade é que ultrapassar o fim de um relacionamento é tudo menos fácil. Terri Orbuch, especialista no assunto e conhecida como a ‘médica do amor’, explica que para encontrar de novo a paixão é preciso primeiro eliminar de uma vez por todas a presença do ‘ex’, quase ao estilo de um exorcismo.

Falar é sempre mais fácil do que agir e é aqui que entram os concelhos da especialista que, garante, ajudam, como se diz também em bom português, a ‘partir para outra’.