5 truques para secar a roupa mais depressa dentro de casa

pexels-maria-ilaria-piras-122974
[Fotografia: Pexels/maria Ilaria Pires]

Tratar de roupa em tempo de chuva é sempre uma dor de cabeça quando não há máquina de secar. Porém, tal não é motivo para desesperar. É possível ‘encurtar’ o processo de secagem da roupa, evitando que fique a cheirar a mofo, e sem grandes esforços.

Dicas e truques que desaconselham a ideia de colocar a roupa molhada sobre um aquecedor porque, ao fazê-lo, vai fazer com que as peças ganhem mais humidade e demorem mais tempo a secar.

Veja algumas dicas que a podem ajudar.

Centrifugação: Assim que a máquina de lavar a roupa terminar o seu ciclo, não estenda a roupa de imediato. Faça mais um ciclo de centrifugação para remover mais água das peças. Este passo é particularmente relevante e eficaz quando se trata de roupa de cama e de casa. Nas peças mais delicadas de roupa, terá de optar por outro tipo de soluções, mas já lá vamos.

Pendurar: Para peças mais delicadas e para acelera a secagem, a melhor solução passa por pendurar a roupa em cruzetas e espalhar pelos cabides da casa. Se forem muitas peças, não há nada a fazer: as maçanetas das portas e dos móveis podem dar uma ajuda. A imagem não vai ser a melhor, mas será por pouco tempo. Esta solução traz ainda uma vantagem: não precisará de passar estas peças a ferro.

Sacudir: É muito importante que, quando a roupa sai da máquina, as peças sejam bem espanadas para que fiquem bem esticadas e sequem mais rápido.

Secador de cabelo: Não será possível aplicar esta técnica a uma máquina de roupa inteira, mas sim para aquela peça de roupa que se precisa para amanhã de manhã. Este truque pode dar a ajuda certa mas obriga a uima chamada de atenção: não incidia o calor durante muito tempo sobre um ponto especifico da peça porque pode danificar os fios.

Ventoinha ou desumidificador: O vento frio acelera a secagem, por muito estranho que possa parecer à partida, e um desumidificador debaixo do estendal que tem dentro de casa também será um aliado preciso neste processo. Tem é de garantir, em ambos casos, que a roupa está bem separada entre si, porque quanto mais amontoada, maior a concentração de humidade.