6 medidas para por fim à perturbação de sono das crianças

“Acalme a sua vida, melhore a dos seus filhos”. É sob este mote que o pediatra Mário Cordeiro quer desacelerar a vida de miúdos e graúdos para que todos possam viver e descansar mais e melhor.

Mário Cordeiro livro sono crianças
Capa do novo livro do pediatra Mário Cordeiro [Fotografia: DR]

No novo livro que acaba de editar, Pais Apressados, Filhos Stressados [Editora Desassossego, €14,94], o especialista “convida o leitor a refletir sobre tudo o que pode ser feito para mudar a vida”. As ansiedades, a agressividade, a correria do quotidiano são colocadas em perspetiva e contextualizadas – alguns com casos práticos – para ilustrar o que de bom e mau as famílias portuguesas estão a fazer e a deixar como legado aos seus filhos.

Sendo o sono um dos maiores parentes pobres e uma das necessidades básicas menos respeitadas no dia-a-dia – seja pela agitação, seja pela falta de tempo – o pediatra deixa recomendações para interromper o círculo vicioso das perturbações do sono, com todas as marcas que tal deixa nos pequenos para o futuro. Na galeria acima pode encontrar seis passos que prometem ajudar a diminuir o problema.

Luz a mais pode estar a pô-la doente. E aos seus filhos também…

“Pais apressados, subjugados pela ditadura do ‘fazer’ e do ‘ter’, esquecem-se do ‘ser’ e do ‘estar’, e as crianças sofrem e acabam stressadas com estes péssimos modelos”, lembra o especialista no livro, pedindo novos ritmos a quem o lê.

Imagem de destaque: Shutterstock

Regras e limites para mostrar os filhos na televisão e na net

Expor crianças pode levá-las “à depressão e até tentativa de suicídio”