Publicidade Continue a leitura a seguir

7 restaurantes de sushi para levar as amigas que dizem não gostar

Percorra esta fotogaleria para ver 7 sítios com bom sushi de fusão, em Lisboa e no Porto. (Fotografia: DR)
Avenida SushiCafé, Lisboa Foi um dos primeiros a destacar-se entre os restaurantes de fusão, desde que abriu, em 2011, numa perpendicular da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Graças à paixão do chef Daniel Rente pela cozinha japonesa, na carta entram os clássicos, mas também muitas peças de fusão, como os gunkans de salmão e atum, com crocantes de camarão e kimchi e maçã, sem esquecer o icónico califórnia roll, com abacate, que pode também ser pedido.
Kanpai Downtown, Porto É verdade, há carne no Kanpai Downtonw, situado na Baixa do Porto. E também outros pratos de peixe, o que pode ser um alívio para quem se estreia a comer sushi e receia passar a noite com fome. Mas há que começar por pedi rolos que reúnem sabores conhecidos. Como o de caranguejo, maionese, alho francês e ovas ou o de camarão tigre panado com sésamo e wasabi. É ir deixando para último pedido o sashimi, já quando o "iniciante" estiver confortável com as peças de sushi.
Unique Sushi Lab, Lisboa Com apenas um ano de existência, o Unique Sushi Lab já marcou a sua posição no mundo do sushi. Aqui, junto ao Marquês de Pombal, celebra-se a mistura de sabores. A nova carta de verão é disso exemplo: tanto se encontra um nigiri de bacalhau, como um gunkan com ceviche de vieiras e infusão de canela, além de um rolo feito com pepino e ovo de codorniz. O chef Johnny Keep não tem receio de cruzar fronteiras nem levantar a fasquia, por isso, os 'toppings' levam, muitas vezes produtos premium: caviar, foie gras e trufa são apenas alguns dos ingredientes que se encontram neste laboratório de sushi. (Fotografia: DR)
Confraria LX, Cais do Sodré A elegante sala da Confraria LX, a um passo do Cais do Sodré, já é meio motivo para querer gostar de sushi. Mas o que chega à mesa, em combinados ou à unidade, só lhe acrescenta mais pontos. Este combinado na imagem é capaz de deixar feliz tanto um aficionado do sushi como um estreante. Tem mini ceviches e um gunkan de atum com crocante, além de nigiris que combinam a técnica do Oriente com os sabores do Perú, de onde é natural o sushiman. Já para os amantes sérios de sushi, existe muito sashimi de vários peixes por onde escolher.
Sushi Del Mar, Cascais O mercado de peixe fica no andar de baixo do Sushi Del Mar, instalado no Mercado da Vila de Cascais, que reúne não só as bancas de legumes e de peixe, como uma zona de restauração, da qual este faz parte. Por isso: peixe fresco é garantido. O chef André Oliveira faz o resto. Apesar de preferir o sushi clássico, faz combinações como este gunkan de salmão e ovo de codorniz com caviar. Nigiris de pele de salmão grelhada com philadelphia, hosomakis de salmão com abacate ou uramakis (rolos com arroz por fora) de pasta de salmão frito com maionese picante são opções diferentes capazes de convencer quem não gosta.
Tsubaki, Saldanha e Marquês de Pombal É nos hotéis Turim do Saldanha e Marquês de Pombal que se encontra o Tsubaki, a marca do grupo dedicada ao sushi, conhecida pela boa qualidade a bom preço. Existem vários menus, incluindo um de chirashi (combinação entre sashimi e arroz de sushi), mas o de fusão pode ser o aconselhado para uma primeira experiência. São 24 peças a 22 euros, que são criadas na hora pelo chef, desde braseados de sashimi, nigiris, gunkans e makis (os rolinhos mais comuns).
Novo Molhe, Porto Há quem vá pela vista, já que o Novo Molhe fica, tal como o nome indica, na Praia do Molhe, com a areia mesmo em frente e o mar ao fundo. É por isso fácil levar os amigos até lá para experimentar os vários combinados de sushi, assumidamente de fusão. Se a companhia estiver muito reticente, peça um combinado para si e deixe-o explorar a carta de tapas à vontade, pedindo-lhe para provar apenas uma ou outra peça de sushi. É que o Novo Molhe tem a vantagem de servir pratos que agradam a todos, desde as bruschettas italianas aos petiscos ibéricos, passando pelo sushi. (Leonel de Castro/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta terça-feira, dia 18 de junho, celebra-se o Dia Internacional do Sushi. Esta especialidade da comida japonesa há muito que apaixonou foodies por todo o mundo. Mesmo os que torciam o nariz perante a perspetiva de comer peixe cru foram-se convertendo ao longo dos anos com a abertura de cada vez mais espaços dedicados ao sushi, alguns mais tradicionais, outros de fusão.

No entanto, ainda há quem lhe resista. Porque o sushi não é todo igual, vale a pena tentar mais uma vez e levar aquela amiga que teve uma má experiência (ou que se impressiona com peixe cru) a um bom restaurante de fusão.

A fusão, quando feita com peso e medida (sem exagero de toppings e molhos), pode ser um bom empurrão para dar a conhecer esta especialidade japonesa. Percorra a fotogaleria para conhecer sete bons restaurantes, em Lisboa e no Porto, onde não vai ser difícil convencer a amiga mais complicada a experimentar uma comida diferente.

Santini abre fábrica de gelados ao público para comemorar 70 anos

5 sítios para comprar bombons e tabletes de chocolate em Lisboa e Porto