Publicidade Continue a leitura a seguir

7 dicas para deixar o emprego com elegância

1- Verifique o contrato. Antes de rescindir reveja o contrato de trabalho que assinou. Certifique-se de que não existe nenhuma cláusula que possa limitar as opções de emprego futuras ou ser alvo de uma penalização financeira, por exemplo. Mesmo que não goste do seu chefe ou do ambiente de trabalho é importante verificar a legalidade de todos os documentos antes de partir para a demissão.
2-Seja realista. Deve conhecer a fundo a pessoa a quem vai apresentar a rescisão. Por isso, modere as expetativas em relação ao seu mandato, papel e cultura da empresa. Evite que a porta da rua lhe seja apontada imediatamente. Lembre-se que, mesmo na hora da despedida, o chefe poderá dar referência do seu trabalho a potenciais empregadores.
3-Faça-o pessoalmente. Segundo os especialistas, a altura ideal para conversar sobre a rescisão é duas semanas antes de a concretizar no papel. Se tiver a conversa de uma forma positiva, o empregador será mais recetivo ao que está a dizer. “Não é o que você diz, é como você diz.” Por isso, mantenha a conversa curta e sem cair no cinismo.
4-Seja grato. Agradeça a experiência profissional e as oportunidades que teve na empresa atual. Nunca se concentre em aspetos negativos do passado. Tente sempre manter relações positivas com as pessoas que conheceu no emprego.
5-Apresente razões imperiosas. Explique que surgiu uma oportunidade de emprego irrecusável e que assim conseguirá fazer a transição da carreira profissional para um nível mais elevado. Partilhe as emoções do novo trabalho, mas tome cuidado para não se gabar.
6-Seja definitivo. Saliente que aceitou a oferta de outra empresa e ofereça-se para falar sobre os detalhes da rescisão. Isso adiciona um elemento determinante para a conversa e, preventivamente, rejeita qualquer contraproposta. O atual empregador irá apreciar os argumentos e não desperdiçará tempo e recursos para o tentar convencer a ficar.
7-Mostre descrição. Abstenha-se de partilhar os pensamentos sobre a situação com os colegas. Se está frustrado com a situação presente ou acha que a nova oportunidade é a melhor de sempre, deverá manter a descrição. "O ciúme é uma parte do ambiente de trabalho. Tem de ter muito cuidado para não ser ingénuo sobre as motivações finais dos seus colegas", avisam os especialistas.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Se está a pensar deixar o emprego que tem, seja por que razão for, não se esqueça de o fazer a bem. Ainda que tenha decidido sair por nos últimos tempos não andar contente, a probabilidade de voltar a trabalhar com algumas dessas pessoas é grande. A forma como se despedir do emprego vai marcar a opinião que todos passarão a ter de si.

O momento da separação é uma oportunidade para manter a dignidade e profissionalismo. Mas também para manter a rede de contactos. Veja a nossa galeria para saber, passo a passo, como sair do emprego com estilo.