Nove conselhos para não perder os seus filhos na praia

Os dias aqueceram e a praia surge, pelo menos neste sábado tórrido, 1 de junho, como a primeira opção para levar os mais pequenos para os areais e para a beira-mar. Antes de o verão começar, é importante prestar atenção a algumas dicas que podem ajudar as crianças a não se perderem. Afinal, são sustos pelos quais ninguém quer passar.

Por isso, o melhor é, antes de sair de casa – e mesmo antecedendo o momento em que cobre os filhos de protetor solar -, definir regras simples e bem claras para todos e por todos para evitar estes contratempos aflitivos.

Ao mesmo tempo que se definem as medidas concordadas pela família, há truques para impedir que estas tragédias de verão arrisquem estragar umas férias. Na galeria acima vai encontrar conselhos úteis que vão ajudar a não perder a descendência de vista.

O que fazer em caso de perda

Ao Delas.pt, fonte oficial da Autoridade Marítima Nacional e o Instituto de Socorros a Náufragos (AMN/ISN) explica que mal uma criança desapareça, a família deve recorrer ao nadador-salvador da praia para que este acione todos os meios que tem ao dispor. Entre eles, revela a assessoria daquele organismo, é àquele responsável da praia que cabe dar “o alerta as Autoridades e aos restantes nadadores-salvadores da praia, podendo também ele ajudar na procura pela criança”.

“Regra geral, e não descurando a procura no sentido oposto, a procura pela criança deve incidir mais no sentido do sol pelas costas e junto à linha de água, pois tendencialmente é assim que as crianças caminham pela praia tentando localizar os familiares e/ou amigos quando se sentem perdidas”, refere fonte oficial.

Caso o episódio tenha lugar numa praia não vigiada, a melhor solução passa por ligar imediatamente o 112 para que seja depois feita a triagem no sentido de alocar todos os recursos disponíveis para o local, o mais rapidamente possível.

Imagem de destaque: Shutterstock

7 lanches proibidos que não pode mesmo levar para a praia

Nove coisas que não deve fazer na praia e que toda a gente faz