Publicidade Continue a leitura a seguir

9 formas de entreter os seus filhos e de matar o tempo nas filas

Percorra a galeria e fique a conhecer as propostas que ajudam a 'encurtar' as viagens longa das suas crianças
Concurso de karaoke: A receita passa por escolher as músicas preferidas das crianças. Para apimentar a concurso, pode sempre criar pontuação.
Criatividade à solta: O desafio passa por imaginar quem são as pessoas que estão no carro da frente. Idades, profissões, gostos e emoções. Este jogo pode ser infinito e cheio de riso.
Desenhar: A adivinhação continua, mas agora com papel e caneta.
Começar a treinar a matemática: Esta recomendação só serve se os seus filhos já aprenderam a fazer as operações simples de matemática: somar, subtrair, dividir ou multiplicar. Portanto, a proposta é simples: fazer cálculos com as matrículas dos carros da frente e de trás.
Contar carros pelas cores:Esta só é exequível quando os carros começam a andar. Mas o objetivo passa por levar cada passageiro a escolher uma cor de um carro, de seguida inicia-se a contagem e ganha quem tiver escolhido a cor que foi predominante.
História aberta: Cada elemento que está presente no carro acrescenta uma frase à frase anterior. Um adulto começa a história e pode aproveitar a paisagem que tem à volta para dar início ao “era uma vez”.
O que é o quê? Num saco, os adultos colocam peças sem as crianças verem. Depois elas, mediante pistas, devem adivinhar de que objeto se trata. Uma vez terminada esta ronda, é a vez dos filhos porem os pais a puxar pela cabeça.
Exercitar o vocabulário: Palavras começadas pela primeira letra da matrícula do carro. Quem não conseguir sugerir uma na sua vez, perde.
A letra proibida: O desafio é ao contrário. Escolher a letra da matrícula e transformá-la em letra proibida. Quem a usar, perde.

Publicidade Continue a leitura a seguir

As filas na estrada e a paciência para acalmar as crianças enquanto espera que o carro avance são, geralmente, inversamente proporcionais.

Quem não suplicou pelo fim da pergunta, repetidamente feita pelos mais novos: “então, ainda falta muito?”. Esta recolha de atividades feita pelo Delas.pt tem por objetivo minimizar o número de vezes que aquela questão é colocada, numa qualquer viagem.

Não prometemos o fim daquela frase, mas acreditamos que podemos reduzi-la a mínimos aceitáveis.

Se teve de lidar com o tempo e a impaciência a mais nos cerca de 20 quilómetros de trânsito parado a caminho do Algarve, no passado sábado, 12 de agosto, então sabe que estas propostas lhe tinham dado muito jeito. E sabe que, a partir de ontem, dificilmente as vai esquecer. Até porque, no regresso, nada indica que consiga evitar filas.

Mas se escapou a todo esse trânsito, é possível que ganhe aqui algumas ferramentas para gerir momentos de maior aflição dentro do automóvel, mas de calmaria indesejada no asfalto.

Percorra a galeria e fique a conhecer as sugestões. Todas elas excluem telemóveis, tablets, jogos portáteis e filmes que possam ser vistos em viagem.

Imagem de destaque: Shutterstock