97% das crianças estão contaminadas por microplásticos

crianças e plastico

Investigadores alemães concluíram que a quase totalidade das crianças está contaminada com microplásticos. O estudo, empreendido pelo ministério do Ambiente germânico e pelo Instituto Robert Koch, incluiu 2500 crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 3 e os 17 anos, e concluiu pela presença de resíduos daquelas substâncias em sucessivas análises à urina e ao sangue. Testes que tiveram lugar entre 2014 e 2017.

“O nosso estudo claramente mostra que os ingredientes plásticos, cuja produção está a aumentar, estão a aparecer cada vez no corpo humano”, explicou Marike Kolossa-Gehring, uma das autoras da investigação.

As conclusões inicialmente divulgadas pela revista alemã Der Spiegel integram um estudo federal mais amplo de ‘biomonitorização humana’ e revelam que foram detetadas 11 de 15 componentes de plástico nas análises.

Ainda que alguns dos componentes estudados não apresentem riscos conhecidos para a saúde, os investigadores dizem-se especialmente preocupados com a presença de altos níveis de PFOA (ácido perfluoro-octanóico) no contacto com o corpo humano.

Trata-se de uma substância de uso comum no dia a dia e que pode ser encontrado em embalagens de alimentos, revestimentos de papel, ceras e, entre outros, em roupa impermeável. A agência de Proteção do Ambiente norte-americana já considerou o PFOA como um componente “possivelmente cancerígeno”.

Na galeria acima saiba como banir o plástico das festas de aniversário dos mais novos. Um novo pequeno passo.

CB

Imagem de destaque: Shutterstock

Sabe quanto plástico ingere por semana?