Publicidade Continue a leitura a seguir

Adeus emocionado a Franca Sozzani

Franca Sozzani na abertura do Valentino Garavani Virtual Museum no Museum of Modern Art (MoMA) em Nova Iorque, em dezembro de 2011. (REUTERS/Kena Betancur)
Franca Sozzani model recebe o prémio das mãos de Amber Valletta durante a gala de abertura da Dream For Future Africa Foundation em Beverly Hills, California. Outubro de 2013. (REUTERS/Kevork Djansezian)
Franca Sozzani, a modelo Heidi Klum num desfile de Roberto Cavalli, em setembro de 2014. (REUTERS/Alessandro Garofalo)
U.S. Vogue editor Anna Wintour (L) takes her seat next to Italy Vogue editor Franca Sozzani before the Gianfranco Ferre Fall/Winter 2009/10 women's collection during Milan Fashion Week February 27, 2009 REUTERS/Alessandro Garofalo (ITALY) - RTXC5VI
CEO da Woolmark Stuart McCullough, galerista Carla Sozzani, a diretora da Vogue Iatália Franca Sozzani,com as designers Victoria Beckham, Diane Von Furstenberg e Donatella Versace, Londres em 2013. (REUTERS/Olivia Harris)
Franca Sozzani e o filho, o realizador Francesco Carrozzini, na apresentação do filme 'Franca: Chaos and Creation' no 73º Venice Film Festival, em setembro de 2016. (REUTERS/Alessandro Bianchi)
Franca Sozzani e o filho, o realizador Francesco Carrozzini, na passadeira vermelha no 73º Venice Film Festival, em setembro de 2016. (REUTERS/Alessandro Bianchi)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A notícia tomou de surpresa o mundo da moda. Franca Sozzani, a diretora da Vogue Itália, morreu hoje aos 66 anos, vítima de doença prolongada. O anúncio foi feito pelo CEO da Condé Nast, o grupo editorial internacional que detém o título, e na carta que escreveu referiu-se a Franca Sozzani como a mais criativa das profissionais do grupo. Franca era diretora da Vogue Itália há 28 anos e a ela se atribuiu o renascimento da revista naquele país.

Dois fatores distinguiram desde o primeiro momento o trabalho de Franca Sozzani enquanto diretora de uma publicação feminina: por um lado o trabalho em estreita colaboração com fotógrafos como Steven Meisel, por outro ter trazido para o universo da moda e da beleza as grandes questões sociais. Franca Sozzani disse em várias ocasiões que moda não é só moda, que a moda é e fala de tudo o que se passa no mundo.

 

As reações não se fizeram esperar. Nas redes sociais anónimos e nomes conhecidos dos setores da moda e editorial prestaram homenagem a Franca Sozzani. A editora da Vogue América, Anna Wintour, escreveu sobre a sua amiga de há 30 anos, sobre a construção lenta da amizade e sobre a criatividade da agora desaparecida Franca Sozzani.