Afinal, o mau humor vem da barriga

shutterstock_mulher_chateada_mauhumor

Não é por acaso que os nervos à flor da pele trazem consigo (por vezes) um mal-estar intestinal. Considerado o segundo cérebro do corpo, o intestino tem um grande poder no funcionamento do organismo, incluindo no bom ou no mau humor.

Como é que isso é possível? Devido à produção da conhecida “molécula do bem-estar”, a serotonina – responsável pela regulação do humor e do sono. “O sistema nervoso presente no seu intestino produz muitas das hormonas e dos neurotransmissores presentes no cérebro: antes de mais, a serotonina”, explica Frank Laporte-Adamski, especialista em naturopatia e osteopatia.

O problema surge quando o tubo digestivo se encontra obstruído e desgastado, produzindo um excesso de serotonina que facilmente pode levar à dessensibilização dos recetores nervosos e bloquear o movimento peristáltico – contrações que ocorrem nas paredes do tubo digestivo para expulsar as fezes. Este é um dos motivos que pode levar à prisão de ventre e é aqui que a situação se complica.

“A inflamação daí resultante ativa uma enzima que destrói a serotonina, com um impacto desastroso sobre o humor que pode conduzir a episódios de depressão”, indica Frank no livro A Dieta Purificadora. Com baixos níveis de serotonina no corpo, facilmente ficamos pessoas rabugentas, sem paciência e de mau humor.

Por isso, a próxima vez que acordar com os pés de fora, o melhor é tentar perceber se está tudo bem com a sua barriga.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Estes alimentos vão deixá-la sempre de bom humor