Apoio de 60 euros chega a mais famílias, mas só em maio. Dica para receber mais rápido

pexels-sarah-chai-7262863
[Fotografia: Sarah Chai/Pexels]

Até agora apenas 762 mil famílias portuguesas tinham direito ao apoio de 60 euros mensais para fazer face ao preço do cabaz – e que subiu já mais de dez euros em média desde o início da guerra -, mas este número vai alargar a partir do próximo mês de maio.

O governo anunciou esta segunda-feira, 11 de abril, o alargamento do apoio ao cabaz alimentar, de 60 euros mensais, a todas as famílias titulares de prestações sociais, face ao atual regime que abrangia apenas as que tinham tarifa social de eletricidade.

Em conferência de imprensa, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, explicou que o Governo iria avançar para um “alargamento do universo de beneficiários face ao definido” das medidas de apoio ao preço do cabaz alimentar a todas as famílias titulares de prestações sociais mínimas.

Questionada sobre a margem para ajustamento do valor, a governante disse que “estará sujeito a avaliação conforme a situação evoluir. Quando aprovámos dissemos que depois faríamos uma avaliação”, frisou.

Mariana Vieira da Silva precisou que em abril será pago o apoio que já estava decidido e que o alargamento ocorrerá no mês seguinte. O pagamento deverá ser feito de forma automática pela Segurança Social. Contudo, a plataforma deixa uma recomendação, a inserção do número da conta bancária na segurança social direta: “O pagamento por transferência bancária é mais rápido e mais seguro”. Por isso, recomenda ida ao site, e ir a menu “perfil” e opção “conta bancária”.

O Governo anunciou também o alargamento das medidas de apoio à aquisição de botija de gás, no valor de dez euros, a todas as famílias titulares de prestações sociais mínimas.

CB com Lusa