Publicidade Continue a leitura a seguir

Aprenda a dominar a sua voz e faça-se ouvir em qualquer situação

Percorra a galeria e veja os conselhos da coach vocal Inês Moura [Fotografias: Shutterstock]
1) Espreguice-se. Em privado, para não se condicionar pelos que a rodeiam. Faça-o com os braços ao alto e se possível acompanhe com um bocejo sonoro. Assim melhora a sua postura, liberta e descontrai os músculos e evita a rigidez própria de um discurso/situação mais tensa.
2) Coloque os pés chão. A voz precisa de um bom apoio corporal para sair bem colocada. Os pés bem apoiados equilibram a distribuição do peso corporal e permitem uma melhor respiração. Vai notar que a coluna fica também mais alinhada, o que transmite uma melhor imagem.
3) Beba água. Cerca e 30 a 40 minutos antes de uma reunião/apresentação importante. Se beber no início da reunião, só estará no "ponto" quando esta terminar. Por isso, antecipe-se. A água demora tempo para hidratar as pregas vocais, uma vez que não passa pelo canal de respiração directamente.
4) Energize os lábios ao falar. Mexer os lábios evita o "falar para dentro". Aumenta a projecção, melhora a colocação de voz e torna a dicção mais clara. Se usar um batom forte é mais fácil de chamar a atenção para as palavras que está a dizer. Além de ter um público mais atento, o facto de poder "ler os seus lábios" vai aumentar a compreensão da mensagem.
5) Repouse ao final do dia. Quantas vezes acaba um dia cheio de reuniões e continua a falar ao telemóvel no carro, vai jantar com amigos num restaurante cheio de gente e continua a falar? É normal que ao deitar sinta a voz cansada. No dia seguinte já não vai estar provavelmente no seu melhor. Por isso, na véspera de um evento importante, dê repouso ao seu instrumento vocal para estar ao seu lado quando precisamente precisa dele.

Publicidade Continue a leitura a seguir

“Quantas vezes a sua voz a deixou insegura, numa reunião ou apresentação importante?” Inês Moura, coach vocal, lança a pergunta no Dia Mundial da Voz, que se assinala esta segunda-feira, dia 16 de abril.
Uma boa colocação de voz é fundamental para uma comunicação eficaz e para fazer passar uma mensagem de confiança e assertividade, e neste campo há diferenças de género que não se resumem apenas ao tom vocal. As mulheres são mais inseguras quando se trata de falar em público, por comparação com os homens, e o tom naturalmente menos grave das suas vozes reforça muitas vezes essas inseguranças.
Inês Moura é terapeuta da fala, coach vocal e autora do livro ‘O Poder Secreto da Voz’. Na fotogaleria, em cima, pode ver cinco práticas simples que a terapeuta reuniu, a pedido do Delas.pt.
“Muitas mulheres têm dificuldades em usar a sua voz em todo o seu potencial”, nota a terapeuta da fala e autora do recém-lançado livro ‘O Poder Secreto da Voz’ (da Porto Editora).

Inês Moura participa regularmente em projetos de investigação científica e interessa-se por investigação e estudo da voz enquanto ferramenta de sucesso profissional. É coach vocal de líderes empresariais, políticos e diversas personalidades “que querem dar à sua voz emoção e credibilidade perante clientes, colaboradores ou diversas audiências”, refere a nota de imprensa de apresentação do seu livro.

Na sua obra, reúne uma série de estratégias e exercícios que ensinam a dominar e a usar voz para que a pessoa se faça ouvir em qualquer situação.

Na fotogaleria, em cima, pode ver cinco práticas simples que a terapeuta reuniu, a pedido do Delas.pt, neste Dia Mundial da Voz.

AT