Calzone de frango: A receita que tem mesmo de experimentar

iStock-1169601074 (1)
[Fotografia: iStock]

O calzone é uma daquelas comidas que se ainda não experimentou fazer em casa, tem mesmo de o fazer. Este prato de origem italiana é praticamente igual a uma pizza, com apenas uma diferença: quando vai a assar, é dobrado em forma de pastel.

Como em qualquer preparação deste tipo, o segredo do sucesso está em fazer uma boa massa. Para isso, terá que a dobrar repetidamente de maneira enérgica e constante.

Para saber se a massa está pronta, a primeira coisa que deve notar é se ela deixa de se agarrar às mãos e à superfície em que está a trabalhar. Para além disso, quando esticada, não racha nem quebra facilmente.

Se quer surpreender a família com uma receita diferente, fácil de fazer e deliciosa, confira tudo o que vai precisar para fazer este calzone com recheio de frango.

Ingredientes

Massa
500 gramas de farinha
300 gramas de água morna
20 gramas de fermento
10 gramas de sal
15 gramas de azeite

Recheio
200 gramas de peito de frango
Meio pimento vermelho
Meio pimento verde
Tomate
Queijo de cabra
Óleo
Sal

Modo de preparação

Para começar a preparar a massa, dissolva o fermento na água. Num recipiente largo, adicione a farinha, o sal e o azeite. De seguida, misture a solução de fermento e mexa bem todos os ingredientes no mesmo recipiente.

Quando tiver todos os ingredientes bem misturados, comece a amassar a massa numa superfície larga, sobre a qual polvilhe levemente com farinha. Vá dobrando a massa sobre ela mesma com força e repetidamente. Repita este processo até que a massa pare de se agarrar às mãos e esteja seja elástica e fina.

Quando tiver a massa pronta, coloque-a numa tigela e cubra com um pano. Deixe descansar até dobrar de tamanho (aproximadamente 1 hora). Após esse período de descanso, pegue na massa e a espalhe-a com cuidado, dando-lhe uma forma redonda e deixando uma espessura bastante fina.

Quando obter a forma desejada, comece a colocar o recheio.

Para o recheio, coloque uma frigideira em lume médio com um pouco de azeite e adicione os pimentos. Quando começarem a refogar, corte o tomate e adicione.

Corte os peitos de frango e coloque-os na mistura. Junte uma pitada de sal e mexa, até que tudo esteja cozido em partes iguais. Retire a frigideira do fogão e reserve.

Preaqueça o forno a 220 graus. Uma vez que o conteúdo da frigideira tenha sido adicionado a apenas metade da massa e, deixando um ou dois dedos de margem na borda, corte algumas fatias de queijo com cerca de meio centímetro de espessura e coloque-as por cima dos legumes e frango.

Dobre a massa sobre o recheio e sele bem as bordas para evitar que o recheio saia enquanto estiver no forno.

Coloque tudo no forno e deixe assar até a massa ficar dourada.