Casar em Portugal está mais caro. Eis as três profissões que mais elevam a fatura

pexels-barbara-sandiford-4119625
[Fotografia: Pexels/Barbara Sandiford]

Em apenas quatro anos, um casamento com uma média de 50 convidados aumentou, em média, cinco mil euros. As contas são apresentadas em comunicado por uma plataforma de contratação de serviços portuguesa, a Fixando, que detalhou este resultado final.

Desde 2020, “vários foram os serviços essenciais para casamentos cujos preços aumentaram significativamente, como é o caso dos fotógrafos, cujo custo médio subiu de 700 para 783 euros, dos celebrantes de casamentos, que agora cobram cerca de 425 em comparação aos 383 euros anteriores, dos DJs, com um aumento de preço de 389 para 469 euros”, lê-se na nota enviada às redações. Os cuidados de beleza da noiva também dispararam, com “os serviços de maquilhagem e penteados a passarem dos 81 para 140 euros e de 70 para 128 euros, respetivamente.

Ora, contas feitas, os serviços de fotografia aumentaram em média 83 euros, os DJs, 80 e os cabeleireiros, 60. “Estas mudanças não são apenas uma continuação da tendência iniciada durante a pandemia, são também influenciadas pelo aumento da inflação e do custo de vida, que leva os portugueses a tomar decisões mais ponderadas do ponto de vista financeiro”, explica Alice Nunes, diretora de novos negócios da empresa citada em comunicado.

Festas mais pequenas, alternativas e planeadas

O menor número de convidados para a celebração é uma das tendências evidentes nos últimos quatro anos: atualmente, 38% das cerimónias recebem menos de 50 pessoas contra os 33% que se verificavam em 2020. Os casamentos religiosos também estão em queda. Se em 2020, 43% dos casais procuravam serviços associados a estes tipos de boda, atualmente o número caiu para 31% nos primeiros dias de 2024.

A contratação de wedding planers triplicou: “Verifica-se um aumento de 326% na procura por estes profissionais, entre 2020 e 2024. A par deste aumento, também a contratação de serviços de celebrante de casamentos disparou em 263%”, lê-se no documento. Para Alice Nunes, está-se diante “da possibilidade de inovação e reinvenção que permite ir ao encontro de novas tendências e clientes. É uma oportunidade de ouro para o setor impulsionar o crescimento dos negócios, abrindo as portas a novos segmentos e serviços dentro da área de atuação”.