Catarina Gouveia: “Nunca pensei que pudesse gerar tanta polémica, tantas ofensas”

catarina1
Fotografias: Instagram Catarina Gouveia

A influencer e empresária, de 34 anos, quebrou o silêncio depois de ter publicado uma fotografia no pós-parto em que surgia cuidada. Uma imagem que gerou polémica por ter sido considerada irreal após o nascimento de uma filha, motivando, segundo releva Catarina Gouveia, uma avalanche de mensagens que transformaram a “sua casa digital” “num campo de batalha entre mulheres que se agrediam umas às outras ou que me agrediam diretamente e gratuitamente. Mesmo com agressões disfarçadas de humor”, escreveu.

“Foi uma fotografia que nunca pensei que pudesse gerar tanta polémica, tantas ofensas e tantos julgamentos”, apontou a também atriz. E esclarece: “Aquilo que venho dizer é que lamento profundamente e nunca foi minha intenção magoar uma mulher ou um homem com aquela fotografia. Nunca foi minha intenção sobrevalorizar-me ou subestimar uma mulher com a partilha da imagem.”

catarina Gouveia mãe bebé filha parto feliz pedro Mela Guerra
[Fotografia: Instagram]
“O conceito do Instagram é mesmo este, cada uma de nós representar a sua individualidade. Este é o Instagram da Catarina”, vinca. “Não tenho a obrigatoriedade de representar [as outras mulheres] numa fotografia em que comunico o nascimento da minha filha. Só tenho que representar-me a mim e aquilo que foi para mim o momento. Não foi nada ficcionada. Não levei um cabeleireiro ou uma maquilhadora. Podia fazer isso na mesma e era digna de respeito, mas não o fiz”, clarificou.

Sobre o parto, Catarina Gouveia revela que foi um processo no qual se sentiu respeitada. “Não instrumentado, vaginal, na posição que quis, que escolhi”, descreveu, acrescentando que “quando passou para o recobro, andava de pé com a bebé”, tendo sido a própria instagramer que “colocou a bebé no colo do pai para ele fazer pele a pele com ela”.

“Claro que foi doloroso, foi um desafio, mas ao mesmo tempo dá-nos aquele empoderamento enquanto mulheres. Eu pelo menos senti isto. Meu Deus, eu fui capaz, tive força. E senti-me muito grata por tudo ter corrido da forma como planeei. Apesar de ter sempre a consciência que o processo não dependia 100% de mim. Havia vários fatores que podiam condicionar a experiência, mas, felizmente, tive um parto exatamente como imaginei”, referiu.

Sobre o pós-parto, “dias maravilhosos”, como refere, reconhece que não dormir está entre os maiores desafios a superar. “Muito intensos, claro, a privação de sono é o que mais me está a custar, mas tenho uma bebé serena, muito querida, que come, que dorme. Não tenho empregadas, não tenho a ajuda da minha mãe ou da minha sogra. Foi uma escolha dos dois estarmos a viver estes dias os três sozinhos. E tem corrido muito bem. Apesar de tudo, esta semana foi muito positiva, com poucas horas de sono. Mas depois olho para a minha bebé e fico inundada de amor e de força”, afirmou.