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Celíacos ganham nova cerveja a pensar na saúde

[Fotografia: iStcok]

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A sensibilidade e a dificuldade em processar o glúten por parte do corpo humano tem sido uma doença que tem vindo a ganhar destaque e a merecer produtos alimentares especialmente concebidos para os que sofrem desta condição e que carecem, por isso, de uma dieta específica.

Em Portugal, estima-se que a doença esteja subdiagnosticada e a Associação Portuguesa de Celíacos (APC) aponta para uma prevalência na ordem dos 15 mil casos. No entanto, a mesma entidade admite que 1% da população portuguesa seja celíaca, o que, contas feitas, deve atingir cerca de 100 mil pessoas.

E para que a alteração da dieta não implique a celebração e os brindes, a APC juntou-se à Super Bock para criar uma solução pensada para todos os que são intolerantes ao glúten.

Há já algumas fórmulas de carácter biológico disponíveis no mercado, mas Bruno Albuquerque, diretor de Marketing de Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group, explica que se está diante de “categorias diferentes” e que esta “é a primeira cerveja nacional deste segmento a ser aprovada pela APC”.

“A Super Bock Sem Gluten é uma cerveja criada para consumidores que têm uma condição específica de saúde, a doença celíaca, podendo também ser consumida por quem, por opção, adota uma dieta glúten free”, refere. “Embora os custos de produção sejam um pouco mais significativos devido às suas especificidades, pretende-se que esta cerveja seja o mais acessível possível e (…) está em linha com outras cervejas da marca”, acrescenta.

A chegada a este “mercado crescente” nesta fase acontece porque, “sabendo das restrições alimentares dos doentes celíacos e da crescente procura por produtos sem glúten, considerámos ser este o momento certo para o lançamento” da nova cerveja, refere o mesmo responsável. Albuquerque afirma que se trata de uma proposta “fabricada através de um processo que permite assegurar as especificidades de um produto que se quer apto para uma condição específica de saúde”. “Adicionalmente, houve também a necessidade de adotar um conjunto de medidas muito rigorosas”, adianta ainda o diretor de Marketing que acrescenta que a nova cerveja está “licenciada com o Crossed Grain Trademark, o símbolo internacional reconhecido por todas as pessoas que devem seguir uma dieta isenta de glúten”.