Cinco erros comuns num rabo-de-cavalo para lidar com chuva e no desporto

pexels-pavel-danilyuk-6371830
[Fotografia: Pexels/Pavel Danilyuk]

Apanhar o cabelo no topo é a solução simples para quando se quer fazer exercício ou ir ao ginásio, ou mesmo para enfrentar estes dias de vento e de chuva. Mas fazê-lo frequentemente e sem os cuidados devidos pode danificar os seus fios de cabelo, independentemente de eles poderem ser mais robustos ou mais finos.

Para se proteger e para conseguir manter os fios saudáveis, veja alguns erros que deve evitar e práticas corrigidas que deve por em marcha o quanto antes. Cuidados que não podem prescindir – em momento algum – dos rituais de hair care, uma vez concluído no exercício no ginásio ou na rua, ou depois de ter estado à chuva.

Apertar demasiado o cabelo: a intenção é clara, manter ajustado do cabelo enquanto faz movimentos de impacto. Porém, segundo os especialistas, este hábito levado a cabo com frequência pode danificar o cabelo e levar à queda dos fios.

Pentear de forma incorreta antes de apanhar: A forma como escova o cabelo antes de o amarrar pode ser decisiva. Não basta fazê-lo da raiz até as pontas, colocando todos os nós nas extremidades e fazer força. É importante escovar faseadamente e só depois apanhar.

Ter atenção ao local onde faz o rabo-de-cavalo: Sim, parece insólito, mas não é bem assim. Não deve apanhar o cabelo em locais pouco ventilados e com alto grau de concentração de humidade (a casa-de-banho ou mesmo os balneários) porque promove o frizz nos fios e um toque crespo.

Amarrar o cabelo ainda molhado: É rápido, é eficaz e com taxa de êxito a tocar os 100%, mas uma péssima ideia. Fica mais quebradiço e exposto às agressões. Seque-o primeiro.

Dar folga: Em tudo é preciso peso, conta e medida. Aqui não é diferente. Especialistas recomendam que se dê um intervalo de pelo menos um dia nos rabos-de-cavalo para que os fios possam descansar, alongar e fortalecer.