Cinco sinais de que a menstruação está a aparecer e como lidar

pexels-cottonbro-3737820(1)
{Fotografia: Cottonbro/*Pexels]

Todos os meses, já sabemos. A menstruação chega e com ela mil e um sintomas que as mulheres tão bem reconhecem. Estarmos muito mais emotivas e com mais fome são apenas dois dos sintomas, e há formas de lidar com eles da melhor forma possível.

Ninguém gosta de sentir cólicas infinitas quando chega o período, mas para muitas mulheres, esta é a uma realidade mensal que sabem que vão ter de sofrer. Há quem coloque uma botija de água quente na barriga e quem tome algum comprimido, mas a verdade é que é uma situação pela qual todas nós passamos.

Veja abaixo cinco sinais de que a nossa menstruação está a chegar e algumas formas de lidar da melhor forma com esses mesmos sintomas:

Cólicas

As cólicas são, provavelmente, o mais comum sintoma da menstruação. E, segundo os especialistas, elas tendem a acalmar com o passar da idade. A solução? Várias! Colocar uma botija de agua quente na barriga, tomar algum medicamento, tomar um banho quente, evitar a cafeína e o sal e, claro, dormir uma bela sesta.

Estarmos mais emocionais

Há quem fique muito mais emocional, com vontade de chorar por tudo e por nada, e há outras mulheres que ficam mais agressivas – depende. Ainda que fazer exercício físico seja a última coisa que lhe apetece no momento, a verdade é que pode ajudar muito. E sim, vai-lhe fazer muito melhor do que ficar apenas deitada no sofá. Isto porque ter um momento ativo fará com que alivie as cólicas e também que liberte endorfinas, que são substâncias químicas que a vão fazer sentir-se melhor e mais equilibrada.

Borbulhas

Se aparece uma borbulha no rosto, a probabilidade de a menstruação estar a chegar é elevada. A sua melhor solução? Cuidar da pele todos os dias, e não apenas quando aparece uma borbulha. Tenha uma rotina de beleza saudável, com cremes e tónico adequados, não se esquecendo nunca da limpeza e da hidratação e prometemos que a sua pele ficará bem melhor – mesmo nesta altura do mês

Mais cansaço

É normal que durante este período nos sintamos mais cansadas e sem energia, pelo que é necessário que organizemos o nosso dia e as nossas tarefas para que consigamos garantir um bom descanso. Arranje formas de que o seu corpo consiga descansar bem durante a noite, que é fundamental para repor energias e ter melhor disposição ao longo do dia.

Desejo por doces

Que atire a primeira pedra quem não ficou com muito mais fome nesta altura do mês. Normalmente, apetece-nos doces, sendo o chocolate o mais habitual nesta altura. Há também quem tenha desejos por fast food e batatas fritas – e sim, é normal. O importante é ter amor-próprio e cuidar do seu corpo, sem que para isso evite dar um pouco de guloseimas ao seu corpo.