Publicidade Continue a leitura a seguir

Cirurgias em bebés com dois sexos votada hoje

Nascer com características de ambos os sexos, que podem ser visíveis ou não, pois podem ser do nível cromossomático
Nascer num corpo de um género com a identidade do género oposto
Afastado da biologia, é um termo social e cultural que decorre de paradigmas e estereótipos definidos numa determinada sociedade
Nascer com órgãos sexuais característicos dos dois sexos
Definido mediante características anatómicas e biológicas
Uma nomenclatura médica com a qual não concordamos, pois pressupõe uma doença mental. O Grupo Transexual Portugal refuta esta definição
Transsexual não binário - Não se identifica sexualmente com o sexo feminino ou masculino e pode ter várias facetas: simultaneamente masculino e feminino, nem homem nem mulher, parcialmente homem ou mulher, gender fluid (por vezes homem, por vezes mulher). De acordo com o Grupo Transexual Portugal, as pessoas que cumprem estes requisitos são também apelidadas de “trans”.
Possibilidade de registar a criança à nascença com o género indefinido. Nem masculino, nem feminino. Está em vigor na Alemanha, desde 2013

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os bebés que nasçam com características do sexo feminino e masculino vão deixar de ser operadas no momento do nascimento. Segundo a proposta de lei que vai ser esta sexta-feira, 6 de abril, votada em Subcomissão da Cidadania e Igualdade de Género, essa mesma cirurgia só poderá ter lugar quando “se manifeste a identidade”.

A proposta admite apenas uma exceção: a eventual a existência de risco para a saúde. Uma vez não verificada essa condição, não são permitidos “tratamentos e intervenções cirúrgicas, farmacológicas ou de outra natureza que impliquem modificações ao nível do corpo ou das características sexuais da pessoa menor”.

Na galeria acima, recorde alguns conceitos e definições que, nesta fase, são importantes estarem bem claros para que possa acompanhar a matéria bem informada.

Este é um primeiro passo rumo a uma lei que quer definir ainda com maior clareza a questão da identidade de género e que terá levado a Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida a pronunciar-se no sentido de o clausulado inicialmente proposto abrir portas para a definição de um terceiro género, alertando, porém, para a necessidade de impedir a discriminação.

Segundo o Diário de Notícias, pode ler a matéria na íntegra aqui, o PSD analisará se votará sim ao fim das operações em recém-nascidos. Com votos favoráveis expectáveis do PS e do BE, o PCP – avança o diário – vai abster-se na generalidade, mas votará favoravelmente à proibição de cirurgias à nascença.

O diploma deverá ser votado em plenário a 13 de abril, apontando, diz o DN, a aprovação com 108 votos a favor e 107 contra (estes últimos das bancadas de PSD e CDS).

Terceiro sexo deve estar no registo à nascença? Ética fala em não discriminação

Fim às cirurgias em bebé para definir sexo e mais alterações à lei