A assessora artística do Centro Cultural de Belém Cláudia Belchior foi eleita presidente da European Theatre Convention durante a Conferência Internacional desta rede realizada em Timisoara, na Roménia, durante o fim de semana, anunciou esta organização internacional.
“Cláudia Belchior liderará o conselho da maior rede de teatros com financiamento público da Europa, que liga 64 membros de 31 países”, numa altura em que “impulsiona uma nova visão estratégica para 2030”, lê-se na página de abertura do ‘site’ da European Theatre Convention (ETC).
Belchior, que presidiu o conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II de julho de 2015 a junho de 2022, é licenciada em História pela Universidade Nova de Lisboa, foi membro da direção e tesoureira da European Theatre Convention (ETC) e atualmente é assessora artística da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB).
Entre outras funções, Belchior foi ainda diretora do Centro de Artes Performativas do CCB e diretora adjunta de Planeamento e Orçamento do CCB, assim como diretora de produção da Fundação Calouste Gulbenkian.
“Belchior traz a experiência de oito anos como presidente do Teatro Nacional D. Maria II, o maior teatro de Portugal, onde supervisionou o início de uma remodelação do edifício no valor de dez milhões de euros, e estabeleceu o quadro estratégico que sustenta o programa ‘Odisseia Nacional’“, acrescenta o comunicado da ETC.
O novo conselho de administração da ETC, anunciado pela organização, conta ainda com Iris Laufenberg, diretora artística do Deutsches Theatre Berlin, Norbert Rakowski, diretor artístico do teatro JK Opole, na Polónia, e Tom Leick-Burns, responsável artístico dos Theatres de la Ville de Luxembourg.
À administração da ETC também se juntam Marina Maleni, da Cyprus Theatre Organization, como diretora de Desenvolvimento de Teatro, e Irene Mountraki, do Teatro Nacional da Grécia, como responsável pelo Arquivo, Biblioteca e Departamento de Colaborações Internacionais da rede.
A eleição de Cláudia Belchior decorreu no sábado. “É uma grande honra ser eleita para a presidência da ETC”, disse, citada pelo comunicado da organização internacional. “Estou empenhada em trabalhar arduamente para prosseguir os princípios desta importante rede: envolver os teatros europeus de todas as geografias, construir pontes e ligar pessoas e projetos, defender a liberdade artística, o diálogo e as pessoas do teatro.”
Num comunicado sobre a escolha da sua assessora, divulgado, o CCB recorda que faz parte da ETC desde o ano passado. Fundada em 1988, a ETC conta com 64 membros de 31 países europeus, “organiza atividades para criar um novo teatro” e “apoiar e lutar pelo setor teatral europeu, em contexto político”.
“A ETC promove o teatro europeu como uma plataforma vital para o diálogo, a democracia e a interação que responde, reflete e envolve os diversos públicos e as sociedades em mudança”, conclui o comunicado do CCB.
Timisoara acolheu a Conferência Internacional da ETC de 09 a 12 de novembro, no âmbito das iniciativas da cidade como Capital Europeia da Cultura 2023.