Conheça os prós e contras de se vestir sempre de preto

roupa
[Fotografia: Unsplash]

Temos 99,9% de certezas de que estaria a mentir se dissesse que não tem alguma peça de roupa ou algum acessório preto guardado na gaveta. A maioria das mulheres tem várias opções com esta cor no guarda-fatos por vários motivos, não fosse o preto uma cor universal e que dá com tudo.

Mas, será que sabe tudo sobre esta cor? Talvez não, mas nós vamos dar-lhe as informações que precisa.

Mitos e realidades de vestir preto

O facto de várias mulheres usarem tantas vezes esta cor baseia-se na ideia de que o preto ajuda-as a tornarem-se mais poderosas e a fazerem-nas parecer mais atraentes, mas, ao mesmo tempo, existem outras ideias negativas que foram associadas a este tom (como que é sombrio, triste e até que dá má sorte).

Quantas vezes já ouviu dizer que parece que vai a um funeral quando usa um look total neste tom neutro? Em última análise, esta é uma das frases que as pessoas que gostam de usar preto ouvem com mais frequência.

Mas quais são as suposições verdadeiras e quais são completamente falsas? Aqui esclarecemos as suas dúvidas e revelamos os prós e contras de usar preto da cabeça aos pés (ou na maior parte do look).

https://www.instagram.com/p/CGKFF0rBQpz

Quais são os benefícios de usar preto?

Vamos começar pelas vantagens que esta cor clássica nos oferece: é muito fácil de combinar (sendo um tom neutro, faz um contraste perfeito com qualquer outra cor), nunca sai de moda (por isso é totalmente atemporal e pode ser usada em qualquer estação do ano), é elegante e ao mesmo tempo pode trazer uma dose de sensualidade e mistério ao seu look.

View this post on Instagram

Moro muito perto de um mercado e é uma espécie de terapia para mim escolher fruta ou legumes aos pequenos comerciantes. O comércio local tem um tratamento e uma forma de ser como nenhum outro e temos de valorizar isso, especialmente numa altura destas. Vamos todos apreciar o que é nosso, sim? ❤️ Consultem todas as informações em diadonegocioproprio.pt #pub #OBD2020 #OwnBusinessDay #LoveOwnBusiness #diadonegocioproprio @makroportugal

A post shared by Mafalda de Castro (@mafaldacastro) on

Como se não bastasse, esta cor estiliza a figura (torna-a mais magra e reduz o volume das zonas do corpo tipicamente maiores), é também o tom que melhor esconde ‘imperfeições’ ou ligeiros ‘descuidos’ numa peça de roupa, em caso de emergência.

Embora se deva destacar que o ideal é que sempre mantenha as suas roupas impecáveis ​​(limpas e sem manchas, evite também peças que pareçam velhas ou gastas).

Quais são as desvantagens de usar preto com frequência?

Lamentamos informar que usar preto (num look total) também pode ter desvantagens.

O principal contra é que a ausência de cor no seu visual pode fazer com que passe despercebida em algumas ocasiões, para além de ‘aborrecida’ e pouco ‘criativa’.

Para além disso, em eventos sociais (como festas), vestir-se completamente com esta cor pode criar uma barreira invisível que impedirá que algumas pessoas se aproximem de si. Portanto, caso se considere introvertida, o negro não será o seu melhor aliado se estiver à procura de se socializar e conhecer novas pessoas.

Nas festas diurnas (como os batizados) e em certos eventos importantes (como os casamentos) não se recomenda o uso do preto, pois embora seja elegante, é também uma cor sombria que remete à escuridão e à noite.

Dicas para se vestir de preto sem passar despercebida

E agora que conhece os principais prós e contras de usar preto, confira algumas dicas básicas para ter sucesso com o seu próximo look totalmente preto.

https://www.instagram.com/p/CGIw0s8B1EY

A primeira é que brinque com as texturas para criar contrastes interessantes dentro do seu visual. Transparências, lantejoulas ou couro sintético no mesmo look? Sim, experimente!

Segundo: use acessórios. Aposte em joias com acabamentos metálicos ou coloridos ou com detalhes de estampado animal para realçar ainda mais a sua roupa.

Como terceira dica, conheça a sua figura. Tem uma forma retangular, em forma de ampulheta ou em forma de pera? É alta ou baixa? Considera-se curvilínea ou magra? Use peças que realcem a sua silhueta da melhor forma e aproveite o poder do preto, para diminuir o volume em algumas áreas que deseja ocultar.

Por fim, deve cuidar de cada detalhe para não parecer descuidada e poder aproveitar a sofisticação que a cor preta transmite.