Consumo de álcool pelos homens destrói hipóteses de êxito na Fertilização in Vitro

Álcool estudo fertilização in vitro saúde sexual casal relação clínica gravidez estéril
[Fotografia: Unsplash/Pawel Kadysz]

Por norma, quando um casal heterossexual se submete a este tipo de processos numa clínica todos os cuidados e tratamentos recaem sobre a mulher e pouco se ouve falar no papel dos homens.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos da América, a verdade é que se o homem beber muito álcool não deve doar esperma.

Os resultados da pesquisa apuraram que, à medida que a pessoa vai bebendo mais álcool, os danos ao esperma e, por consequência, ao tratamento vão piorando. “Fiquei mesmo surpreendido com os resultados”, afirmou o responsável pelo laboratório que realizou a investigação Michael Golding em comunicado.

Mesmo níveis muito baixos de álcool acabaram por ter impacto na conceção, implementação e taxas de sucesso da fertilização in vitro“, acrescentou o médico.

Um dos autores do estudos, Alexis Roach, adiantou que estes resultados frisam que a atenção não pode ser só nos comportamentos da mãe, mas também no progenitor. “Todos desempenham um papel para que o processo seja bem sucedido”, disse Roach.