Cristina Gatões, quem é a ex-diretora do SEF nomeada assessora de direção do SEF

download
Cristina Gatões [Fotografia; DR]

Ainda não passaram dois meses sobre a demissão de Cristina Gatões do cargo de diretora nacional de Serviço Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a responsável volta a ser notícia.

Um pedido de saída “por razões pessoais” que surgiu seis dias antes de ser ouvida no Parlamento sobre o morte do cidadão ucraniano, Ihor Homeniuk. A ex-responsável saiu, segundo a tutela, no âmbito de um processo de “reestruturação” dos serviços. Agora, 2 de fevereiro, no dia em que os inspetores começavam a ser julgados pela morte do cidadão ucraniano em Lisboa, acaba de ser revelada a notícia de que, a 28 de janeiro, Cristina Gatões foi nomeada, por despacho, assessora de direção do SEF com pelouro para reorganizar processos de Vistos Gold, avança o Diário de Notícias. Um convite feito pelo seu sucessor no cargo, tenente-general Botelho Miguel.

Cristina Isabel Gatões Batista nasceu a 4 de julho de 1996, tem 54 anos, é natural de Coimbra e, numa analogia ao nome, há quem a apelide de “Gatões de sete vidas” pela capacidade que tem de resistir à polémica.

Com licenciatura em Direito pela Universidade de Coimbra, é inspetora coordenadora superior da Carreira de Investigação e Fiscalização do referido serviço, cuja direção nacional ocupou entre 16 de janeiro de 2019 e 9 de dezembro de 2020.

Antes, Gatões tinha sido diretora regional do Norte e do Centro do SEF, chefe do Departamento Regional de Emissão de Documentos, responsável pelos Departamentos de Fiscalização e de Documentação e inspetora, cargos desempenhados na Direção Regional do Centro. A responsável foi ainda inspetora no Posto de Fronteira do Aeroporto de Lisboa.