Deita fora a casca da banana? Não devia, pela sua saúde

pexels-any-lane-5945855
[Fotografia: Any Lane/Pexels]

Frequentemente consideradas como lixo, hoje em dia começam a ser vistas como tesouro nutritivo. Por isso, veja bem o que fazer com as cascas de banana porque, afinal, elas podem ser mais importantes do que possa à partida imaginar, sobretudo se é gulosa ou se não passa sem um doce ou um biscoitinho por dia.

Antes de mais, é importante vincar que a solução que se apresenta implica alguma preparação prévia das cascas, afinal, quando cruas, são fibrosas. Por isso, deve lavá-las muito bem, triturá-las quase em farinha e usá-las assim, porque mantêm grandes quantidades de fibras, magnésio, potássio e antioxidantes.

Há muito que as pesquisas têm indicado que a substituição da farinha de trigo comum pela de casca de banana em pães e bolos cria receitas mais nutritivas. Segundo um estudo publicado na revista de alimentação e nutrição da Associação norte-americana de Química, os biscoitos que usam este tipo de farinha irão ficar mais castanhos e rijos, mas com uma percentagem superior de nutrientes. Os investigadores referem que tal se deve provavelmente aos altos níveis de fibra presentes nas cascas de banana.

Os mesmos autores elencam, como aspetos positivos, a menor presença de gordura, mais proteína e uma melhor atividade antioxidante do que um biscoito comum. Uma amostra testou os biscoitos de uma e outra solução e concluíram que aquela que inclui 7,5% de farinha de casca de banana tinha o melhor sabor e textura do que qualquer outro lote.