Deixou de fazer exercício? Ao fim destes dias já perdeu o que conquistou

Indoors runner window day light dream improvement wellbeing vitality concept. Full length size photo portrait of sporty sportive sexy sexual lady doing exercise for hips on purple mat

Férias é, para muitos, sinal para voltar a fazer exercício e retomar bons hábitos de saúde que se foram perdendo devido às múltiplas solicitações do dia-a-dia. O ideal é conseguir manter o ritmo, sobretudo porque os efeitos do exercício no corpo – e na mente – esgotam-se depressa e não é bom para a saúde.

É por o esforço por ganhar definição muscular não ser assim tão simples que é importante não abandonar por completo a rotina de fazer exercício físico. Se vai voltar a fazê-lo nestes dias menos agitados, eis a forma de fazer pausas sem deitar por terra todo o investimento já feito.

A perda é acelerada ou retardada consoante a idade, o estado de saúde e até o tempo durante o qual se praticou exercício. Mas, pese embora todas estas variáveis, os sinais começam a perder-se ao fim de duas semanas de pausa.

Por isso, mesmo que não cumpra esse mesmo exercício durante dois ou três dias, há ainda margem para recuperação. Uma semana depois tal já não acontece. E não se trata apenas de perda de massa muscular, tal inclui também a resistência e a agilidade.

Ao fim de um mês sem exercício, tudo o que conquistou para o sistema respiratório e cardiovascular volta à estaca zero. É mesmo preciso recomeçar.

Mais do que uma iniciativa curta, o importante é por este objetivo no seu calendário e fazer do exercício um hábito frequente.