Publicidade Continue a leitura a seguir

Descubra com que frequência deve lavar a roupa que usa em casa

[Fotografia: iStock]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Para quem está em isolamento social há mais de um mês, o uniforme oficial da quarentena passou a ser o pijama, fato de treino ou umas leggings com uma camisola básica. Na verdade, este visual arrisca, por vezes, a ser mantido por vários dias, o que significa que acumula sujidade. Quem está em casa, não lava a roupa que usa com tanta frequência como quando cumpre rotinas fora de casa.

Apesar de andar mais confortável desta maneira, o facto de não lavar a roupa que usa diariamente, pode trazer riscos para a saúde.

Citada pelo site americano The Huffington Post, Lori A. Hoepner, professora na escola de saúde pública norte-americana Suny Downstate Medical Center, diz que “não obstante o coronavírus, a maior contaminação que pode acontecer nas roupas são as bactérias que vêm naturalmente do corpo“.

A especialista explica que “produzimos muitas bactérias, especialmente nas partes em que a pele se dobra e se toca e há suor”.

Apesar de o facto de não lavar a roupa frequentemente poder trazer riscos para a saúde, pelo menos com a que anda fora de casa, Lori A. Hoepner diz que em casa “não é uma grande preocupação, desde que esteja bem com o seu próprio odor corporal”.

Se em casa veste apenas roupas para estar a ver televisão ou a fazer algo de lazer, desde que não faça exercício físico, Preeti Aryna, professora assistente de desenvolvimento e marketing de tecidos do Fashion Institute of Technology, refere, citada pelo The Huffington Post, que “pode ​​passar uma semana ou até duas sem lavar essa roupa“.

Se tem pele sensível ou alguma condição dermatológica, como eczema ou psoríase, deve mudar a roupa com mais frequência para evitar irritações causadas pelo suor, explica Lori A. Hoepner.

A organização que representa produtores de produtos de limpeza para uso doméstico, o Instituto de Limpeza Norte-Americano, recomenda lavar o pijama depois de três ou quatro usos.

Em geral, Lori A. Hoepner diz que uma boa higiene é essencial para usar as mesmas roupas várias vezes repetidas, e os problemas de saúde relacionados à roupa são “menos preocupantes se se tomar banho todos os dias“.