Descubra de que forma o desemprego pode afetar o seu corpo

iStock-1040991478 (1)
[Fotografia: iStock]

Perder o emprego é um dos aspetos mais stressantes que podem acontecer na vida de qualquer um. Na verdade, agora que a pandemia do novo Coronavírus está a afetar gravemente a economia do país, várias são as empresas que estão a entrar em lay-off ou a despedir os seus funcionários.

Quando se é demitido, especialmente de uma forma repentina, não se perde apenas a fonte constante de rendimento, mas também a rotina, um propósito e vários colegas de trabalho. Claro que esta situação pode trazer consequências a nível da saúde mental, mas também afeta a saúde física.

Veja de que forma a mente e o corpo lhe envia sinais de que a perda de emprego a está a afetar mais do que imagina.

Não consegue dormir ou dorme de mais

Quando se perde o emprego, podem surgir problemas para adormecer, dormir ou acordar mais cedo, tudo isto devido ao stress. Quem o diz é a psicóloga Kristin Bianchi, citada pelo blogue norte-americano The Huffington Post. Para além disso, há estudos que comprovam que pessoas com stress relacionado à insegurança no trabalho e às políticas organizacionais são mais propensas a terem insónias depois de perderem o trabalho.

A saúde mental piora

De acordo com a empresa norte-americana de pesquisa de opinião Gallup, quanto mais tempo fica sem emprego, maior a probabilidade de ficar com depressão.

Kristin Bianchi diz ao The Huffington Post que os dois principais aspetos da depressão em pessoas desempregadas são quando começam a perder o interesse em atividades que costumavam desfrutar e também quando começam a sentir um humor desagradável com mais frequência – mais do que duas semanas.

A personalidade muda

Um estudo feito em 2015 e publicado na revista académica norte-americana Journal of Applied Psychology descobriu que o desemprego pode causar mudanças de personalidade.

Dos 6769 adultos que participaram no estudo e que passaram quatro anos a fazer testes de personalidade, aqueles que perderam o emprego durante a experiência, sofreram mudanças significativas nos seus níveis de satisfação em comparação aos adultos que permaneceram empregados.

Ter enxaquecas e dores de estômago

Quando o corpo está em stress, os músculos ficam tensos para protegê-lo de alguma ameaça. Este comportamento faz parte da resposta natural de luta do corpo. Mas estar em estado de alerta durante muito tempo pode resultar em problemas crónicos relacionados com o stress, como as enxaquecas.

Para além disso, o cérebro está em constante comunicação com o intestino, e o stress na perda de emprego também pode levar ao desconforto intestinal.

“Com ansiedade, não é incomum que surjam sintomas gastrointestinais. As pessoas podem relatar dores estomacais frequentes ou outros problemas gastrointestinais“, explica Kristin Bianchi.

O apetite muda significativamente

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, o stress pode causar um aumento ou diminuição do apetite. Essas mudanças de apetite “podem ou não ser acompanhadas por perda ou ganho de peso”, afirma ao The Huffington Post Kristin Bianchi.