Descubra sete curiosidades sobre a atriz Rita Pereira

rita pereira
Fotografia: Instagram de Rita Pereira

Rita Pereira é um dos rostos mais conhecidos entre o público português. Com as telenovelas, filmes e redes sociais, a atriz está bem presente no panorama social.

De “Soraia”, em “Morangos com Açúcar”, em 2004, a “Maria” em “Quero é Viver”, em 2022, muitas foram as personagens por si interpretadas e que provaram a sua versatilidade. A atriz soma ainda uma grande paixão pela dança, talento que já mostrou em programas como “Dança com as Estrelas”, na TVI.

Rita Pereira conta ainda com várias personagens marcantes que apaixonaram o público português: “Alice”, em “Feitiço de Amor” (2008), “Luena” em “A Única Mulher” (2015) e as vilãs “Helena” e “Mel” em “Remédio Santo” (2011) e “Meu Amor” (2009).

A intérprete chegou aos 40 anos, este domingo, 13 de março, uma data especial e que fez questão de assinalar nas redes sociais. De forma e para assinalar os 40 anos de Rita Pereira aqui ficam sete curiosidades sobre a atriz.

Aniversário no estrangeiro

A atriz gosta de celebrar o seu aniversário em grande. Quando chegou aos 36 anos fez uma viagem ao Brasil, com o seu companheiro, Guillaume Lalung, mais precisamente ao arquipélago Fernando de Noronha, no Recife.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Rita Pereira (@hyndia)

Este ano não foi diferente e a intérprete foi até às ilhas Seychelles para comemorar os seus 40 anos. Rita Pereira viajou, mais uma vez, na companhia do seu namorado.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Rita Pereira (@hyndia)

Início da carreira como modelo

Rita Pereira começou a sua trajetória profissional aos 16 anos, mas não como atriz e sim como modelo. A artista começou por realizar alguns desfiles para o El Corte Inglés, uma época que recordou há pouco tempo nas redes sociais.

“Ontem foi uma noite super-especial para mim. Fui convidada pelo El Corte Inglés a celebrar com eles os seus 20 anos. A ideia era desfilar duas mudas de roupa. Até aí tudo bem. A questão foi, não estava nada à espera de ser um evento megalómano, com uma qualidade de produção e organização que já quase não se vê em Portugal e muito menos terem cerca de 500 pessoas a assistir e, cereja no topo do bolo, ter amigos a apoiar-me”, começou por dizer.

“Quando me apercebi disto tudo, comecei a ficar nervosa como quando comecei aos 16 anos. E sabem o mais engraçado, há 20 anos eu era uma das manequins fixas do El Corte inglés. Fazia cerca de 4/5 desfiles por dia, durante uma semana por estação e adorava! Ontem, senti-me essa miúda e foi tão fixe! Aquelas borboletas na barriga e a vontade imensa de não desiludir. Acho que correu bem”, rematou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Rita Pereira (@hyndia)

Polémica com Rúben Rua

Rita Pereira protagonizou há relativamente pouco tempo uma polémica com Rúben Rua. Tudo começou quando o modelo e apresentador referiu, no videocast “É Preciso Ter Lata” (Youtube), que não sabia o porquê de a atriz o ter deixado de seguir no Instagram.

Mais tarde, a atriz marcou presença no mesmo formato e explicou o que realmente se passava: “Realmente, eu sou aquela pessoa que não tem medo de responder a nada e eu só gostava de dizer ao Rúben que eu nunca o segui. Eu nunca segui o Rúben, nunca tive interesse de o seguir e não somos amigos, então isso nunca aconteceu portanto foi só um equívoco dele, não faz mal, eu desculpo”, afirmou.

História por trás do nome do filho

Rita Pereira e Guillaume Lalung estão juntos há alguns anos e dessa relação resultou o pequeno Lonô. Apesar de este parecer um nome um tanto ou quanto peculiar existe um motivo para que a atriz tenha dado este nome ao filho.

Rita Pereira explicou, nas redes sociais, na altura em que o pequeno nasceu e Lonô é “o Deus da música e da paz” na mitologia havaiana.

Lonô é ainda um dos quatro principais deuses tiki e está ainda associado à fertilidade, à agricultura, à chuva. Este ser mitológico terá descido à terra em forma de arco-íris para se casar com Laka.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Rita Pereira (@hyndia)

Emmy Internacional

Em 2010, Rita Pereira integrou o elenco de “Meu Amor”, na TVI, em que dava vida à vilã “Mel Fontes”. A trama, escrita por António Barreira, produzida pela Plural e transmitida pela TVI, ganhou o Emmy para Melhor Telenovela Internacional, em Nova Iorque.

Esta foi a primeira produção nacional a ser distinguida com um prémio desta natureza. Do elenco faziam parte nomes como Margarida Marinho, Alexandra Lencastre, Sofia Ribeiro, entre outros.

“Doce Fugitiva”

“Doce Fugitiva”, em 2006, foi a primeira novela protagonizada por Rita Pereira. Nesta trama, a atriz dava vida a “Estrelinha”, uma fugitiva que acaba por assumir a identidade de uma freira. “Estrelinha” estava acusada, injustamente, de um homicídio, algo que consegue provar mais tarde.

Mas esta novela não se destacou só por ter sido a sua primeira protagonista, nesta trama Rita Pereira também mostrou os seus dotes como cantora.

Numa entrevista a intérprete recordou ainda que não era suposto ser ela a protagonista da novela: “Não era para ser protagonista da ‘Doce Fugitiva’. Fui fazer o casting mas já estava de partida para ir estudar para fora, queria ir estudar e houve um dia que me ligaram para ir fazer o casting […] Não era para ser protagonista de todo. Quando me pediram para cantar cantei algo completamente ridículo tipo os ‘Patinhos Sabem Bem Nadar’. De repente quando me ligaram a dizer que ia fazer a novela e ser protagonista.

“Morangos com Açúcar”

Apesar de anteriormente já ter passado por outras novelas foi como “Soraia”, a nadadora-salvadora, que Rita Pereira ficou conhecida do público português.

Em 2004, a intérprete encarnou a personagem “Soraia Rochinha”, a irmã de “Ana Luísa”, interpretada por Cláudia Vieira, na segunda temporada da série juvenil da TVI.

Foi durante as gravações desta novela que Rita Pereira conheceu e começou a namorar com Angélico Vieira que, em 2011, morreu na sequência de um acidente de viação.