Deita as cascas de ovo para o lixo? Não devia

ovos
[Pexels: ROMAN ODINTSOV/ Pexels]

O ovo é um alimento bastante rico a nível nutricional e a verdade é que as suas cascas também podem ser aproveitadas para diversas coisas.

Jardinagem e até as limpezas são atividades que podem beneficiar das propriedades destas cascas.

Sabia que pode criar um remédio caseiro para combater as pragas que assolam o seu jardim por exemplo? Não? Pois bem, a verdade é que pode e é bastante simples, basta espalhar as casacas de ovo nos lugares afetados.

Mas os usos deste material não se ficam por aqui: além do remédio para pragas pode ainda criar adubo natural para as plantas. Pode adicionar as cascas de ovo à sua compostagem orgânica ou transformá-las em adubo; lembre-se que estas cascas são uma boa fonte de cálcio.

Nas lides domésticas também podem ser uma ajuda preciosa. Se tem restos de comida numa panela e não os consegue remover use cascas de ovo para esfregar que vai ajudar.

Outra dica bastante útil é utilizar as cascas de ovo para afiar facas. Sim, é possível afiar as facas da cozinha que já não cortam com cascas de ovo. Coloque-as no congelador e quando estiverem duras passe-as nas facas para afiar a borda.

Limpar os jarros também se pode tornar numa tarefa mais fácil se usar as cascas de ovo. Encha o jarro com água morna, sabão e cascas esmagadas e depois agite bem. A água morna e o sabão irão soltar a sujidade e as cascas limpar as paredes.