Diretora executiva da ONU Mulheres ganha prémio em Cannes

Phumzile_Mlambo-Ngcuka_
Fotografia: Flickr/Wikipédia

O festival Cannes Lions anunciou esta segunda-feira, 29 de abril, a subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, como a homenageada na edição deste ano com o LionHeart. Este prémio foi introduzido em 2014 e pretende homenagear uma pessoa ou organização que se tenha destacado, de forma positiva, em algo que faça a diferença no mundo e na comunidade.

Segundo o comunicado de imprensa da ONU Mulheres, este reconhecimento deve-se ao seu trabalho de “advocacia pelas mulheres, direitos humanos e justiça social pelo mundo, bem como pela sua liderança e iniciativa na diversidade na industria com o projeto Unstereotype Alliance”.

Ao longo da sua carreira, Mlambo-Ngcuka defendeu os direitos das mulheres através de seu envolvimento com projetos e programas dedicados à educação, empoderamento das mulheres e igualdade de género. Em 2018 foi também nomeada, pela plataforma Apolitical, como uma das pessoas mais influentes na política de género em todo o mundo.
Philip Thomas, porta-voz do Festival, afirmou em comunicado que “a paixão de Phumzile e o seu trabalho incansável melhorou a vida de várias mulheres e crianças pelo mundo fora e mostra como a justiça social representa o significado do Cannes LionHeart Award”, referiu.
Phumzile Mlambo-Ngcuka, agradeceu a nomeação, afirmando que “é uma honra ser nomeada para este prémio em nome da ONU Mulheres e do projeto Unstereotype Alliance. Estou ansiosa por saber qual será o próximo passo depois desta parceria”, referiu.

Denúncias de assédio sexual “apenas no começo”, diz diretora da ONU Mulheres

Guterres nomeia 17 mulheres e trabalha para a paridade na ONU