É assim que as diferentes mulheres pelo mundo lidam com a menstruação

Nos últimos anos, a população dos países mais ricos tem ganhado consciência do facto de a pobreza impedir muitas mulheres de adquirirem produtos de higiene. Caros para quem tem pouco poder económico são também, em alguns casos, fonte de vergonha e stress. No entanto, essa realidade tem vindo a mudar em algumas partes do mundo.

No Reino Unido, por exemplo, o governo tomou uma medida crucial para ajudar os mais pobres, anunciando que, a partir do próximo mês, vai fornecer produtos higiénicos gratuitamente em todas as escolas do país.

Ainda assim há milhões de mulheres e meninas em todo o mundo que, incapazes de pagar por produtos de higiene ou simplesmente por questões de consciência ambiental, optam por usar alternativas aos pensos higiénicos, tampões e copos menstruais.

A WaterAid, uma Organização Não Governamental que se dedica a ajudar pessoas a escapar à pobreza e a doenças ligadas ao facto de viverem sem água potável e saneamento, fotografou e recolheu depoimentos de várias mulheres, um pouco por todo o mundo, para divulgar as diversas e surpreendentes formas que cada uma tem de lidar com a menstruação.

As mulheres não devem ter de se preocupar sobre onde podem ir, como podem gerir a sua menstruação ou se têm condições adequadas, como água corrente“, explicou Louisa Gosling, gerente de qualidade dos programas da WaterAid, ao site Refinery 29.

Da Austrália à Zâmbia, mulheres e meninas estão a fazer os seus próprios pensos higiénicos com materiais inesperados. Percorra a galeria de imagens no topo do texto para ver.

Clique aqui e siga-nos no Instagram

O que acontece se fizer sexo durante o período menstrual?