É assim que deve desinfetar os seus pincéis e bolsa de maquilhagem

iStock-1139773785(1)

É muito importante que faça sempre a higiene dos seus produtos e pincéis de maquilhagem, que acabam por acumular muitos germes e impurezas. É especialmente importante que o faça nesta altura de pandemia e receios, sendo que estes materiais acabam por estar em contacto direto com o seu rosto.

Que atire a primeira pedra quem nunca adiou (por várias vezes) a chata tarefa de limpar e desinfetar os produtos de maquilhagem, bem como o necessaire respetivo. Mas esqueçamo-nos da preguiça e vamos lá saber de que forma o podemos fazer.

Antes da limpeza: a seleção

Antes de começar a limpar e desinfetar tudo, é importante que faça uma seleção de todos os produtos que tem. Deite para o lixo (ou dê a alguém que use) os materiais que já não utiliza ou dê-lhes uma nova vida. O importante é que deixe apenas os materiais que efetivamente usa. Aproveite e veja também a data de validade dos seus cremes, base e outros produtos. Confira também se existem produtos que acabaram por se estragar: rímeis demasiado secos ou bases em que o óleo se separou da cor são apenas alguns exemplos.

Primeira limpeza: esponjas e escovas

Depois da seleção feita e de ter escolhido todos os produtos resistentes que irão continuar na sua rotina diária, está na altura de começar a desinfetá-los. Para os pincéis e esponjas, bem como algumas escovas para sobrancelhas, por exemplo, é importante lavar tudo com bastante água e sabão. O passo a seguir é o mais importante: deixar secar bem, para evitar humidade e bactérias. Pode passar com papel de cozinha ou uma toalha limpa pelos pêlos destes materiais, deixando-os posteriormente a secar de forma horizontal ou de cabeça para baixo, para evitar que a humidade se acumule na pega. Se quiser ainda garantir uma higienização melhor, pode borrifar um pouco de álcool pelos pincéis, esponjas e escovas. Mas recorde-se que as esponjas devem ser trocadas amiúde, porque acumulam muito produto e muitas bactérias. Não se esqueça que é importante ter as mãos também desinfetadas, uma vez que vai tocar diretamente nestes materiais que, por sua vez, vão entrar em contacto com o seu rosto.

Batons e pós

Estes produtos entram em contacto direto com a pele, ficando lá até se desmaquilhar. Não partilhe este tipo de produtos com ninguém, especialmente os batons, que podem transmitir vírus como o Covid-19. Antes de aplicar o batom, por exemplo, passe com um pano no produto, de forma a retirar a primeira película do mesmo. Se conseguir utilizar um pincel para a sua aplicação, em vez de o fazer diretamente sobre os lábios, seriam também uma melhor opção. Mas os especialistas aconselham: não coloque álcool nestes produtos, pois não os vai proteger mas sim estragar.

As embalagens também contam

Tal como e importante limpar pincéis e escovas, bem como tirar a primeira película do batom, é também importante desinfetar as embalagens dos produtos, até porque é nelas que agarramos diretamente. Cremes, perfumes, materiais de maquilhagem – nada deve ficar esquecido. Até porque as embalagens acabam por acumular restos de produtos, pó, bactérias e germes, que depois passam para as nossas mãos e rosto. Pode limpar estes objetos com um pano humedecido com líquido desinfetante ou até mesmo álcool: mas tenha atenção para não danificar o produto que está por dentro.

O necessaire não deve ser esquecido

O objeto que contém em si todos os produtos anteriormente referidos também deve ser lava e desinfetado, pois acaba por acumular todos os restos caídos e bactérias acumuladas. A solução: máquina de lavar a roupa a mais de 60º (caso o tecido assim o permita). Caso não seja possível, limpe muito bem com toalhitas desmaquilhantes ou deixa a bolsa de molho em produtos de limpeza desinfetantes durante uns longos minutos, esfregando-a de seguida.