Elza Pais é a primeira mulher eleita em noite de legislativas

42479686_GL26122021MARIAJOAOGALA011
Elza Pais reeleita presidente das Mulheres Socialistas [Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens]

Deputada socialista Elza Pais foi reeleita para a plataforma das mulheres do partido em dezembro de 2023 e torna-se na primeira mulher eleita para o lugar de deputada nestas eleições legislativas.

Elza Pais, que ocupa o cargo na plataforma Mulheres Socialistas desde 2016, ficou por mais um mandato e avança, entre outras matérias, ver reconhecido e contabilizado o trabalho doméstico não pago e exercido na sua larga maioria pelas mulheres.

É socióloga, investigadora e professora universitária, tem vasta intervenção nas questões de género, foi secretária de Estado da Igualdade no XVIII Governo Constitucional, do executivo de José Sócrates (2009-2011).

Agora, segue como deputada pelo PS numa noite eleitoral que aponta, até agora e pelas projeções, uma vitória da AD (PSD/CDS/PPM) e com grande crescimento do Chega.

Até ao momento, foram atribuídos cinco mandatos: quatro a homens e uma mulher.

Um sufrágio que fica marcado por uma quebra na abstenção e com mais portugueses a irem às urnas neste domingo, 10 de março. As projeções das televisões nesta matéria indicam que deverá situar-se entre os 32% e os 46,5%.

Nas legislativas anteriores, em 30 de janeiro de 2022, a taxa de abstenção situou-se nos 48,54%, tendo-se verificado uma descida em relação às legislativas de 2019, nas quais a taxa de abstenção atingiu o número recorde de 51,43%.