Escalfado: O novo café de Santos é um paraíso para pequenos-almoços

Não fica numa zona turística de Lisboa, não tem tosta de abacate nem a típica decoração dos muitos espaços de brunch que nos últimos anos tomaram conta da cidade. O Escalfado é quase um agulha num palheiro, uma pérola no mundo das smoothie bowls, das torradas de manteiga de amendoim com banana e dos outros pratos modernos de pequeno-almoço que foram surgindo recentemente.

“Adoro comer, cozinhar e sentia muito a falta de um espaço onde pudesse tomar um bom pequeno-almoço tardio quando voltei para Lisboa”, explica Ana Lopes, a arquiteta portuguesa que regressou a Lisboa depois de 10 anos a viver em Londres, onde conheceu o seu marido Aidan. Foi no espaço do antigo restaurante italiano L’Artusi, que encontrou o que procurava.

Assim nasceu o Escalfado, meio escondido, no número 4 da Rua do Merca-Tudo, em Santos. Ainda na rua, basta espreitar para o interior para se perceber que esta cafetaria é uma exceção à regra. A começar pelo espaço antigo, bem preservado, com um frigorífico de outros tempos, o arco de pedra a dividir a entrada das outras salas, além das paredes com azulejos e mármore originais.

A decoração é minimalista e dificilmente encontrará um móvel que tem também em casa. É que Ana Lopes fez questão de ter peças decorativas e de mobiliário originais, que integrassem o espírito da sua cafetaria. Como as cadeiras da Branca Lisboa e os candeeiros de Patrícia Lobo que pendem do teto, mas também todo o serviço de mesa.

Gastronomicamente falando, também será pouca a probabilidade de encontrar um menu igual a este. Ingredientes sustentáveis, de qualidade, e com produtos feitos de raiz são a escola de Mariana Claro, a responsável pela cozinha contratada por Ana Lopes. Com apenas 27 anos, Mariana conta já no curriculum espaços como a Bica do Sapato, o estrela Michelin Feitoria assinado por João Rodrigues e o Pasta Non Basta.

A equipa do Escalfado, com a responsável pela cozinha ao centro, Mariana Claro, e a proprietária à esq., Ana Lopes.

Pratos como as fofas panquecas de ricotta com favo de mel e manteiga e os ovos no forno são algumas das opções de pequeno-almoço que Mariana Claro desenvolveu com Musa, o chef do ateliê de arquitetura em que Ana Lopes trabalhava em Londres e que ajudou a definir o menu inicial.

No entanto, Mariana Claro tem carta verde para inovar e algumas destas felizes experiências fazem já parte da nova carta de verão, que acaba de ser lançada. Nela estão o decadente ovo benedict em bacon e cama de batata, a torrada de espinafres com salmão de cura caseira, que faz toda a diferença, e ainda as novas panquecas de ricotta, com iogurte de coco e fruta da época.

Outra das novidades do Escalfado passam pelo alargamento do horário, que passará a permitir jantar à quinta, sexta e sábado. Já os almoços são servidos a partir das 12h00 desde que o café abriu, no final do ano passado, e têm também sugestões de deixar água na boca, como os estaladiços pastéis de massa tenra que são recheados por Mariana com camarão e acompanhados por um arroz cremoso. Mas há mais: tataki de atum com salada e espuma de iogurte e wasabi e a novidade de bochechas de porco a baixa temperatura.

Se estiver na dúvida entre pequeno-almoço e almoço tem solução: o brunch, que Ana criou a pedido dos clientes. Começa com um bolo ou torrada, seguida de iogurte e granola e de uma torrada com ovo escalfado (de espinafres e salmão ou cogumelos) ou panqueca e ainda inclui sumo de laranja e café. Custa 16 euros e promete deixá-la de barriga cheia e alma feliz.

 

A cafetaria encerra segunda e abre de terça a domingo, das 09h00 às 17h00.

Valentina: a italiana que trouxe as massas artesanais de rolo para Lisboa

Ana Moura: a chef que está a cozinhar bacalhau como ninguém