Esta é a vida das manequins nas semanas de moda em Portugal

Joana Graça, 22 anos, estuda Direito e sonha ir para o Ministério Público. Maryana, 20, está a tirar Medicina Dentária. Em comum, ambas têm a beleza e o facto de serem manequins já com currículo nestas andanças da moda nacional: seja em Lisboa, seja no Porto, PortugalFashion.

E apesar de serem presença assídua e rostos conhecidos neste mundo da moda, também elas se submetem a castings (cujas imagens pode ver na galeria acima), semestre após semestre, para ficarem com o trabalho. Ao Delas.pt, Joana e Maryana revelaram os pespontos com que se rematam certames desta dimensão e quais as dificuldades que elas vivem.

Noto que tinha mais trabalho aos 16, 17 anos do que agora. Pode-se dizer que sim, que já estou velha“, desabafa a futura dentista, com 20 anos, depois de ter feito o casting e na sequência de uma direta por ter tido exame no dia em que fez provas para a ModaLisboa.

maryana Modalisboa
A manequim Maryana, 20 anos, no casting para a ModaLisboa [Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens]
Com um plano B em marcha, Maryana lamenta, mas não parece estar muito preocupada. Diz ter as contas ajustadas com o passado: “Nestes anos, ganhei algum dinheiro, deu para viver e para viajar.

Já sobre valores auferidos, Maryana não os revela, mas compara-os: “Os desfiles de início da tarde em Lisboa, os de novos talentos, pagam menos do que os do Porto. Por isso, no Portugal Fashion apostam mais em caras novas”.

Joana Graça também tem outras ambições que não apenas a passerelle. “Vim agora da aula de Direito Comercial direta para o [Hotel] Tivoli, e já estava atrasada”, revelava, enquanto acalmava os nervos gerados pelo atraso.

A manequim Joana Graça no casting da ModaLisboa [Fotografia: Gerardo Santos / Global Imagens]
Já com várias semanas de moda no currículo, Joana diz adorar “a adrenalina dos desfiles”, das “quatro horas de preparação” e recomenda todos os colegas a passar por essa experiência. E ela vai ficando para a repetir, mas acalenta o sonho de, quem sabe, “vir a trabalhar no Ministério Público”.

Três desfiles por dia, visitas à cidade e cuidados a ter

O normal é fazer três desfiles por dia. O máximo é quatro”, revela Maryana, que lembra tratar-se de um dia de trabalho bem recheado e cansativo, até porque usualmente eles não são consecutivos e implicam horas de cabelos e maquilhagem para segundos sobre a passerelle. “Quando estamos no Norte, por exemplo, os manequins de Lisboa aproveitam os intervalos para conhecer a cidade. Mas quando estamos sozinhos, sem ninguém conhecido à volta, é sempre mais complicado e solitário”, conta Maryana.

É por esta razão que é comum os agentes, prevendo estes longos compassos de espera, recomendarem sempre que os modelos levem música e livros para matar o tempo.

Já sobre os cuidados, tanto Joana como Maryana lembram que não é em véspera de uma semana de moda arrancar que se volta à prática de exercício físico. “Não se pode descurar esse aspeto, nunca”, atira a primeira.

É preciso ter uma alimentação muito equilibrada, dormir é também muito importante – o que às vezes é difícil com o entusiasmo – e deve-se manter o corpo e o bem-estar durante todo o ano“, refere Maryana ao Delas.pt.

Mais do que o antes, a futura dentista lembra que as semanas de moda obrigam a cuidados a sério a posteriori. “É nessa altura que é preciso reforçar todos os cuidados de pele e cabelos, que foram trabalhados intensamente durante três ou quatro dias”, explica a manequim.

Imagem de destaque: Gerardo Santos/Global Imagens

Mães de manequins revelam angústias e conselhos para lidar com o mundo da moda