Está grávida? Estes são os cuidados cosméticos que deve ter consigo

Ao longo do período de gestação, o corpo da mulher sofre inúmeras alterações. Do aumento de peso à desidratação geral da pele devido às diferenças hormonais, por exemplo, são muitas as mudanças sentidas durante os nove meses.

Na gravidez “assiste-se a profundas alterações imunológicas, metabólicas, endócrinas e vasculares, que tornam a pele da grávida suscetível a transformações que na grande generalidade dos casos, embora sendo normais e fisiológicas, podem gerar alguma ansiedade”, lê-se no site da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.

Uma vez que o leque de alterações na pele de todo o corpo é vasto, é importante que se atente aos cuidados cosméticos específicos para esta fase – utilizados muitas vezes como produtos preventivos, para que as alterações não deixem marcas para toda a vida (como estrias, por exemplo).

Na galeria de imagens (acima), deixamos-lhe algumas dicas e uma lista de aliados de beleza imprescindíveis para este período da vida da mulher. Dos produtos anti-estrias aos hidratantes, passando pelas águas termais ou pelos protetores solares, encontrará tudo o que é preciso para organizar um kit de cosméticos completo para esta fase. Como cada caso é um caso e as manifestações cutâneas durante este período não são iguais em todas as mulheres, é crucial que peça aconselhamento específico caso note alguma alteração fora do comum.

Da lista de produtos que não são aconselháveis durante a gravidez – ou mesmo durante a amamentação – encontram-se os produtos com ingredientes potencialmente alergizantes, os produtos antimanchas com hidroquinona ou corticoides ou o retinol e o pró-retinol. Para além disto, os procedimentos estéticos com laser ou outros procedimentos que possam irritar a pele, como descolorações capilares, por exemplo, também devem ser evitados.

Outras recomendações: se está grávida, é fundamental que atente a outros hábitos. Beber muitos líquidos, como água ou chás, e optar por calçado e peças de roupa adequadas ao seu novo tamanho são alguns dos cuidados extra que não pode deixar de lado.

Imagem de destaque: Shutterstock

Maquilhe-se como as grávidas do momento: Kate Middleton e Chiara Ferragni

Bebeu um copo de vinho durante a gravidez? Não desespere!