Estas são as razões pelas quais deve começar a comer mais peixe branco

iStock-494350900 (1)
[Fotografia: iStock]

Embora saibamos que o peixe é bastante benéfico para a saúde e, por isso, não deve faltar na nossa dieta, existe uma diferença fundamental entre o peixe branco – como a pescada, bacalhau, besugo, tamboril, dourada e robalo – e o peixe azul – como a sardinha, carapau ou chicharro, atum, cavala e salmão – que é o teor de gordura que possuem.

Enquanto o primeiro é caracterizado pelo baixo teor de gordura, o peixe azul contém entre 6 e 12% de gordura. Isso deve-se ao facto dos peixes brancos desenvolverem menos quantidade desta substância devido a terem menos movimento e não necessitarem de mais energia para o seu desenvolvimento, ao contrário dos peixes azuis, que acumulam gordura para fazer longas migrações.

Outros fatores que determinam as suas características físicas e, portanto, as suas propriedades, são a forma como são criados, a temperatura das águas, a alimentação dos animais, a idade ou o tempo em que foram criados.

A principal razão pela qual as receitas feitas com peixes azuis estão na vanguarda das recomendações semanais em termos de dieta é porque excedem o peixe branco em gorduras boas, ou seja, ácidos gordos insaturados. Entre esses ácidos está o ómega 3, que é uma gordura essencial para o bom funcionamento e desenvolvimento do nosso organismo e que só podemos adquirir ao comer peixe.

Porém, embora em menor proporção, o peixe branco também fornece ómega 3, pelo que não deve faltar na nossa alimentação todas as semanas, também pelo seu amplo conteúdo em proteínas e minerais de qualidade, entre os quais se destacam as vitaminas B e D, potássio, sódio, fósforo ou cálcio.

Devido a estas propriedades, é recomendado que pessoas com problemas renais e osteoporose incluam o peixe branco na sua dieta.

Para além disso, se tem colesterol alto, deve adicionar peixe branco à lista de compras, porque o seu baixo teor de gordura ajuda a reduzir o colesterol “mau”.

O peixe branco ajuda ainda a prevenir doenças cardiovasculares, cancerígenas e degenerativas e, por ser de fácil digestão, costuma ser recomendado em todas as dietas para quem tem problemas digestivos.

Ao contrário de outros alimentos processados ​​menos saudáveis ​​e mais gordurosos, o peixe branco fresco é uma grande fonte de vitaminas que satisfazem rapidamente e é ideal para manter a fome sob controlo.