Estas são as sete razões pelas quais tem de mudar de trabalho

trabalho
[Fotografia: iStock]

Quando se levanta de manhã o que mais lhe apetece fazer é voltar para a cama? Não se sente motivada a desempenhar o seu trabalho? Está constantemente a olhar para o relógio para ir para casa? Se tem estas e outras questões em mente, pode ser sinal de que precisa de mudar de emprego.

Pode não ser uma tarefa fácil, mas se não está animada no seu local de trabalho, é melhor pensar em sair em vez de se estar a prejudicar a si mesma e até à própria empresa.

Veja agora quais os sete sinais indicativos de que precisa de começar a procurar um novo emprego:

1- As atividades deixam de lhe despertar interesse

Por vezes, as pessoas são contratadas para trabalhar em áreas onde, de facto, são realmente boas, mas não gostam necessariamente daquilo que fazem. De repente, todas as funções que costumava desempenhar parecem ter parado de fazer sentido e dá por si a não dar importância ao que está a fazer, porque sente que isso não lhe acrescenta em nada? Se isto lhe acontecer a maior parte das vezes quando está no seu local de trabalho, significa que está na altura de mudar.

2- Está constantemente desanimada

É certo que alguns trabalhos dão mais emoção do que outros. No entanto, se mesmo antes de ir trabalhar e até quando sai do trabalho já está com um pensamento desencorajador e desanimado, isto pode ser sinal de que já não está feliz dentro da empresa.

3- Nenhuma tarefa lhe parece desafiante

Se começar a sentir-se presa e sem inspiração para fazer o seu trabalho, é um sinal possível de que parou de acreditar que há atividades no seu trabalho que a desafiam a nível intelectual. Deste modo, é natural que se aborreça com qualquer assunto.

4- Prefere estar sozinha

Apesar de estar comprovado que ter amigos no trabalho beneficia a sua produtividade, se prefere continuar a não estabelecer relações de amizade, quer seja por fofocas ou, simplesmente, falta de interesse, está na altura de sair.

5- Está sempre a olhar para o relógio

Quando mal pode esperar para sair do trabalho e ir para casa descansar, é normal que esteja constantemente a ver as horas. Se lhe parece que o tempo está a passar muito devagar e começa a ficar irritada por nunca mais serem horas de sair, pode ser sinónimo de já não gostar de estar no seu local de trabalho.

6- Sente-se stressada muitas vezes

É claro que em todos os locais de trabalho existam momentos de mais tensão, mas se sente que está em constante stress, pode ser o seu corpo a dizer-lhe que precisa de parar. Além do mais, se está constantemente com este sentimento, já não vai estar a produzir bons conteúdos para a empresa e vai estar a piorar a sua saúde mental.

7- Não se imagina no seu trabalho daqui a um ano

Todos os profissionais desejam progredir na sua carreira, não só em termos salariais, mas também de posto. Mas se isto já não a motiva e deseja mesmo sair do seu emprego, está na altura de começar a procurar.