Matrículas para o pré-escolar e primeiro ano começam esta terça, 19 de abril

escola 42337944_9U36TK
[Fotografia:JAMES ARTHUR GEKIERE / various sources / AFP]

Já é conhecido o calendário escolar para as matrículas para o ano letivo de 2022/2023, que arranca na próxima terça-feira, 19 de abril, e se estende até 16 de maio para os alunos do pré-escolar e do primeiro ano do ensino básico.

Já do segundo ao 7º anos, o prazo de inscrição é de 9 a 19 de julho. Por fim, do 8º ao 12º ano, o Diário da República avança com as datas de 17 de junho a 1 de julho.

No que diz respeito ao processo de colocação, as listas das crianças do pré-escolar e do primeiro ano do ensino básico serão publicados a 1 de julho. Exatamente um mês mais tarde, a 1 de agosto, serão divulgadas as listas dos alunos admitidos nos restantes anos do ensino básico e secundário, neste caso com indicação do curso em que cada aluno foi admitido.

As matrículas podem ser feitas no Portal das Matrículas. No momento da inscrição deve ter na posse os cartões de cidadão (que inclui os números de contribuinte de segurança social) do encarregado de educação e do aluno, uma fotografia em formato digital do educando.

O diploma agora publicado em Diário da República especifica que o pedido de renovação de matrícula será automático em esquema de continuidade, excetuando quando houver lugar a alterações como transferências de estabelecimento de ensino, mudança de ciclo, alteração do encarregado de educação do aluno ou quando seja necessária a opção curricular.