O factor inesperado que nos está a deixar sem desejo sexual

sexo_destaque

Que a pílula lhe pode estar a tirar o desejo sexual já lhe tínhamos contado, mas será que sabia que também a poluição pode ter o mesmo efeito inibidor? Segundo especialistas, há vários indícios recentes que associam este fator à alteração de algumas hormonas que, por consequência, interferem com a nossa libido.

Ao longo dos anos os estudiosos têm tentado descortinar as várias causas possíveis para a perda de apetite sexual. Médicos, sexólogos e terapeutas avaliam motivos sociais e psicológicos, e neste caso terão encontrado uma ligação entre a contaminação ambiental e o sexo que fazemos.

Este tipo de efeito começou a ser estudado faz pouco tempo, no entanto, os seus resultados começam a ser cada vez mais concretos. Segundo retrata o El País, a especialista em disrupção endócrina Theo Colborn foi das primeiras pessoas a estudar o tema, descobrindo que as substâncias químicas contribuíam para uma série de malefícios desenvolvidos em várias espécies.

Começou por ver, por exemplo, que 16 espécies que se alimentavam de peixes de grandes lagos não se conseguiam reproduzir eficazmente. Ainda que os animais parecessem saudáveis, as suas crias eram débeis ou não viviam durante muito tempo.

Com o passar do tempo, constatou-se que as substâncias químicas presentes em certos ambientes influenciavam o sistema endócrino dos animais e, por sua vez, o seu sistema hormonal. Nos dias que correm, mais de 500 tipos de substâncias químicas sintéticas que podem suscitar este problema. Estes produtos são utilizados em farmacêuticas, grandes indústrias, agricultura, cosméticos e artigos de limpeza.

Homens e mulheres são afetados da mesma forma?

Não. As mulheres são mais suscetíveis a este tipo de contaminação do que os homens. Nos homens, esta contaminação pode provocar perda da libido, de qualidade no sémen e também problemas de ereção. Nas mulheres pode também afetar a sensação de bem-estar e felicidade.

Este método natural estimula a libido