Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes exercícios são os mais viciantes no ginásio

Percorra as setas para ver os seis exercícios que marcam a tendência de fitness para este ano.
1. Tecnologia ‘wearable’. “Qualquer pessoa pode, facilmente, contar os passos dados ou as calorias queimadas através de um ‘wearable’ ou de um smartphone”, confirma Walter R. Thompson, especialista em medicina desportiva e um dos responsáveis pela lista de tendências deste ano. Não é, pois, motivo para surpresa que estes pequenos aparelhos, com GPS e inúmeras ferramentas, ocupem um lugar de destaque na vida de quem pratica exercício.
2. Treino com peso corporal (Body Weight). Esta é uma atividade que quase não exige o uso de equipamentos. Como o próprio nome indica, socorre-se basicamente do peso do corpo, o que a torna mais acessível, monetariamente falando. E não, não estamos a falar apenas de flexões ou abdominais, mas de um conjunto de exercícios que permitem o regresso ao básico no que ao treino diz respeito.
3. Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT). São exercícios que deitam por terra a clássica desculpa do não tenho tempo para praticar exercício físico, uma vez que se trata de um programa de treino normalmente realizado em 30 minutos ou menos. As palavras-chave aqui são duas: alta intensidade. Ou seja, há uma sequência de exercícios que se repete, sem parar, sendo depois intervalada por curtos períodos de descanso, que permitem apenas recuperar o fôlego para partir para a próxima sequência.
4. Treino de força. Continua a ser a aposta de muitos ginásios e é um dos componentes essenciais de um programa de exercício que se quer completo, independentemente do sexo ou da idade de quem pratica. É composto por um conjunto de exercícios capazes de proteger os ossos, os músculos e afastar as doenças.
5. Treino de grupo. São aulas em que o instrutor procura motivar quem participa, através de exercícios feitos em grupo. O objetivo aqui é motivar e ser eficaz para pessoas com diferentes níveis de preparação física, surgindo cada vez mais opções que convidam os participantes a deixar as quatro paredes do ginásio e a praticar exercício ao ar livre.
6. Ioga. É já um clássico nos ginásios, que conquista cada vez mais seguidores. Baseado numa tradição ancestral, o ioga recorre a uma série de posturas corporais específicas, que são postas em prática com o objetivo de melhorar a saúde e procurar o relaxamento. Para além de permitir melhorar a flexibilidade e o equilíbrio, fortalece os músculos e torna mais fácil a respiração.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Foi há 11 anos que o American College of Sports Medicine (ACSM), que mais não é do que a maior organização do mundo que se debruça sobre a medicina e a ciência desportiva, realizou a primeira sondagem global sobre as tendências de fitness. Todos os anos desde então a rotina repete-se e este não foi exceção. Ao todo, mais de 1.800 especialistas em exercício físico de países tão diferentes como a Austrália, o Reino Unido, Canadá, Alemanha, Índia, Singapura, Itália Jamaica ou África do Sul, aceitaram o desafio. E foi com base nas suas respostas que o ACSM publicou a lista de tendências de fitness para este ano. Estes exercícios prometem ser viciantes.

Há coisas novas e ‘modas’ que vêm do ano anterior. Mas uma coisa parece certa: a tecnologia veio mesmo para ficar no mundo do desporto, com os wearables, os pequenos aparelhos que podemos usar e que nos ajudam a monitorizar de tudo um pouco, a ocuparem o lugar cimeiro do top.


Leia também os artigos:
Os fetiches das mulheres portuguesas
Doença silenciosa do fígado está a matar mulheres
Os cortes de cabelo para o verão de 2017