Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes são os erros de escrita mais comuns. Dá alguns deles?

Percorra a galeria de imagens para ver quais são os erros mais comuns dos portugueses segundo a professora Sara de Almeida Leite
Erros ortográficos. “São os que normalmente saltam mais à vista, quando as pessoas escrevem mal as palavras. Agora com o novo acordo ortográfico isso tornou-se ainda mais evidente e um aspeto mais mediatizado.”
Utilização de palavras em contextos errados. “Estou a lembrar-me, por exemplo, da palavra ‘onde’. Muitas vezes as pessoas dizem: ‘Isso são situações onde nos sentimos desconfortáveis.’ O ‘onde’ é um locativo, portanto não deve ser usado para designar situações, acontecimentos, etc.”
Erros sintáticos
Erros de estrutura e construção de frase
Erros lexicais

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os erros ortográficos podem comprometer as suas hipóteses de arranjar emprego, influenciar a primeira impressão que os outros têm de si ou fazer com que seja julgada nas redes sociais. Para ajudar portugueses de todas as idades e diferentes profissões que querem escrever melhor, a professora Sara de Almeida Leite lançou o manual Como escrever tudo em português correto.

“Penso que este livro se destina a uma grande variedade de pessoas de diferentes idades, diferentes meios profissionais e estudantes de vários níveis de ensino. A minha ideia foi precisamente essa, fazer um livro que servisse os vários membros de uma família ou para uma pessoa em diferentes fases da sua vida”, explica ao Delas.pt Sara de Almeida Leite.

A forma como escreve no dia-a-dia, na escola ou no trabalho vai influenciar as impressões que os outros têm de si, seja a escrever um pequeno recado, uma redação, um currículo ou a ata da escola ou da reunião de condomínio (na galeria de imagens acima pode ver quais são, segundo a autora, os erros mais frequentes dos portugueses).

“É preciso ter muito cuidado e saber como se deve escrever, desde o uso das fórmulas à estrutura das frases, passando também pela ortografia. Há muitas coisas que as pessoas têm de ter em conta e às quais têm de dar muita atenção para causar uma boa impressão”, afirma a professora.

O julgamento das redes sociais

O que escrevemos nas redes sociais pode ser lido por milhares de pessoas e exige também uma atenção redobrada, principalmente quando se é uma figura pública. Quem não se lembra do recente caso dos D.A.M.A? A banda deu um erro ortográfico e maltratou uma fã que chamou a atenção para o erro, que depressa se tornou viral.

“Hoje em dia as pessoas são muito rápidas a julgar e a criticar. O erro gramatical é algo que hoje em dia está a ser cada vez mais alvo de crítica, sobretudo se é alguém que tem mais projeção mediática”, acrescentou a autora de Como escrever tudo em português correto.

Ficha técnica do livro:

Como escrever tudo em português correto, de Sara de Almeida Leite. Editora Manuscrito, 15,90 euros