Exercício físico após vacina contra covid-19 pode aumentar os anticorpos

Atividade física vacina covid-19 anticorpos saúde sistema imunitário estudo
[Fotografia: Hakan Nural/Unsplash]

Quando se é vacinado a recomendação é de que deve estar atento aos sintomas. E se fosse treinar logo de seguida?

Se praticar exercício físico durante 90 minutos depois de ser inoculado com uma dose da vacina contra a covid-19 ou gripe, tal pode aumentar os níveis de anticorpos no sistema imunitário.

De acordo com os investigadores da Universidade do Iowa, nos Estados Unidos da América, este processo acontece porque o fluxo sanguíneo é ativado quando o corpo se exercita, transportando as células imunes com maior rapidez. A equipa suporta estas conclusões tendo por base a observação de pessoas inoculadas e até quatro semanas após terem sido imunizadas e a praticarem exercício.

O grupo que teve uma sessão de atividade física mais leve depois da vacina não ganhou tanto anticorpos como aquele que teve uma caminhada de 90 minutos. Os pesquisadores adiantam que um treino de 45 minutos não era suficiente para haver registo de diferenças.

A autora do estudo Marian Kohut vincou que as pessoas não precisam de ser atletas para ter estes benefícios. Basta ter o batimento cardíaco entre 120 a 140 batimentos por minuto no treino.

Lembre-se que os anticorpos ajudam o corpo a reagir melhor ao vírus em questão, fazendo com que o sistema imunitário tenha maior capacidade de resposta.