Feng Shui no quarto dos filhos para ajudar a combater efeitos da ‘contenção’

christopher-jolly-GqbU78bdJFM-unsplash
[Fotografia: Christopher Jolly/Unsplash]

Os quartos de crianças e adolescentes devem, no entender da arquiteta e especialista em Feng Shui, Paula Margarido, cumprir dois desígnios: “deve conseguir ser uma área divertida durante o dia e tranquila à noite.” Portanto, na hora de aplicar esta filosofia ao espaço de intimidade, a consultora deixa recomendações precisas ao nível da iluminação, da organização, mas não só. Como nem todos os menores são iguais, então, há que acomodar as especificidades de cada um às especificações daquela filosofia.

Sugestões que chegam em tempo de os mais novos e os jovens estarem de regresso a casa a tempo inteiro por via do encerramento das escolas e das ATL devido à nova vaga de infeções provocadas pela covid-19.

Porém, antes de prosseguir com as propostas concretas, a consultora de Feng Shui Paula Margarido lembra que, em quartos partilhados por crianças, “cada uma delas deve ter um espaço privativo que se sinta como seu”.

Veja agora abaixo as sugestões da especialista.

Iluminação: De acordo com Paula Margarido, devem existir diferentes tipos de luz, respondendo a diversos momentos de uso. “Uma luz mais forte é aconselhada para as atividades de estudo e para as brincadeiras das crianças, além disso deve usar-se também luzes suaves”.

Orientação: Já sobre a orientação e localização dos quatros e mobiliário, a consultora em Feng Shui vinca que “as localizações ideais para os quartos são a Este e Sudeste, os quartos das crianças devem estar expostos à luz da manhã, para apanharem mais sol”. “Para as crianças com tendência a serem hiperativas, a localização melhor é o Oeste. O Este e o Sudeste possuem energias chi associadas ao crescimento e ao desenvolvimento harmonioso da criança. O Oeste possui uma energia chi mais calma, benéfica para uma noite de sono tranquila”, informa a especialista.

Ambiente: Segundo a mesma especialista, o computador e televisor devem estar ausentes dos quartos devido às radiações magnéticas. “As cores das paredes devem ser suaves, as mais aconselhadas são azul claro, verde-claro, rosa ou lilás. O encarnado não é aconselhável, por ser demasiado estimulante. Uma atmosfera de leveza e acolhimento no quarto ajuda a proporcionar um sono mais tranquilo e repousante”, afirma.

Para limpar e purificar o ambiente, a especialista sugere que se coloque uma planta purificadora perto da janela, como o lírio da paz.

Decoração e Mobiliário: “Escolha quadros com imagens positivas, também poderá emoldurar desenhos dos seus filhos. Fotografias com familiares, primos e amigos também são uma boa opção”, sugere Paula Margarido.

No que toca às cores, a especialista sugere o verde, lilás, azul, rosa, branco ou tons pastel. No entanto recomenda cuidado com o vermelho, que “pode causar agitação”. “As cores vivas, especialmente o amarelo, laranja e o encarnado, são mais yang e por isso mais estimulantes. As cores suaves, como o azul e o verde são mais yin e mais tranquilas”, afirma a consultora de Feng Shui.

Segundo Paula Margarido, os móveis a escolher devem ser “de madeira” e ter os “cantos arredondados”. “A cama deve possuir cabeceira e estar encostada a uma parede. A posição da cama deve estar de modo que a criança veja quem entre no quarto”, recomenda Paula Margarido. “Evite encostar a mesa de estudo à parede, ou seja, a criança ou adolescente estar a estudar virado para a parede, poderá ficar desmotivado. Também estar de costas para a porta não é aconselhável. A secretária deve ter vista para a porta e estar organizada”, lembra.

Organização: Facilmente os quartos das crianças ou adolescentes ficam desarrumados, com brinquedos e outros objectos. O conselho de Paula Margarido passa por optar “por estantes com possibilidade de arrumação de brinquedos em caixas”. “Incite as crianças a manter o quarto arrumado e a mesa de estudo organizada”, recomenda a arquitecta. A especialista aconselha ainda a que se faça a “operação destralhar” – ou seja, separar as coisas que já não servem pelas categorias reciclar, doar, vender e lixo – nesta altura do Ano Novo (ou nas férias do Verão).